Saiba quais são as melhores alternativas para se depilar em casa
Esteticista e depiladora favorita das brasilienses, Keila Brito ensina dicas valiosas. Confira!
atualizado
Compartilhar notícia
O fechamento dos salões de beleza como uma das medidas para conter o avanço do novo coronavírus fez com que muita gente buscasse soluções caseiras para cuidar do corpo. A internet se tornou aliada nesse processo e ensina vários truques para mulheres e homens que fazem questão de manter as unhas, os cabelos, a sobrancelha e a depilação em dia.
Keila Brito de Oliveira, esteticista e depiladora há 15 anos, é a profissional queridinha das brasilienses Fernanda Adriano, Ana Paula Gonçalves, Valeria Leão, Georgia de Luca e Susie El Haje Lobo.
Em entrevista à coluna Claudia Meireles, Keila deu deu dicas valiosas de como se depilar em casa com os cuidados necessários.
Confira:
Qual é a melhor forma para depilar minhas pernas?
A dica que sempre dou é utilizar materiais acessíveis, encontrados nas farmácias. Nas pernas, pode-se optar pelas folhas, que vêm com a cera, ou cremes depilatórios.
Se escolher as folhas, esfregue-as com as duas mãos para que esquentem e amoleçam. Abra as duas partes e passe no sentido do pelo para baixo, apertando bem. Em seguida, puxe para cima. As marcas que eu indico são Veet ou DepiRoll.
Se escolher o creme, espalhe-o pela perna inteira e, depois, vá tirando com a água. Ele equivale ao barbeador, pois deixa o pelo grosso e pode dar alergia em peles mais sensíveis.
Tem também a máquina Satinelle Philips. É muito boa, porém, tira o pelo da raiz, o que doí um pouco. Mas é um ótimo quebrar-galho!
O barbeador é outra opção. A pessoa deve estar atenta para não se machucar. Tem que dobrar as pernas e usar lâminas sempre novas. A última medida evita arranhões e cortes na pele. Sugiro o Mach3.
Para usar o barbeador, aplique creme corporal, pois desliza bem e hidrata o local. Espumas e sabonetes deixam a pele ressecada.
Que produtos utilizar antes e depois do processo?
Antes, sugiro aplicar talco na região. Ele faz com que a cera não grude muito na pele e não machuque. Após a depilação, é muito importante passar um gel calmante.
Posso fazer esfoliação antes da depilação?
Sim, mas no dia anterior à depilação. Se feita no mesmo dia, ela deixa a pele muito sensível e pode atrapalhar no momento da retirada dos pelos.
Tenho a pele sensível. Como prosseguir com a cera?
Eu recomendo passar a folha com cera apenas uma vez. Isso tira o excesso dos pelos enquanto a pessoa espera para fazer com um profissional. Se ela sentir que a ação pode machucá-la, é melhor nem tentar. Uma recomendação é optar pelo barbeador, caso não tenha alergias ou pelos encravados.
Em que cômodo posso fazer a depilação?
O banheiro é a melhor opção, por ser uma área grande e que pode sujar. O segredo é dobrar as pernas ou colocá-las em um apoio alto, para que a retirada dos pelos seja completa.
Como deixar minhas axilas lisinhas?
Essa região é muito sensível, o que exige cuidado. Se for usar as folhas prontas com cera, aplique, no máximo, duas vezes. Se sobrar pelo, tire o restante com a pinça. Levante os braços na frente do espelho para observar cada passo.
O uso incorreto da cera nas axilas pode queimar e machucar a pele, além de encravar os pelos. Cole as folhas de cima para baixo e puxe para cima. Em seguida, cole de baixo para cima e puxe para baixo.
Finalize com loção calmante e não use desodorante em seguida. Espere pelo menos duas horas.
Posso depilar minhas axilas com a maquininha?
Se você não tiver problemas com dor e pelo encravado, sim. Sempre use no sentido contrário do pelo. Venha com a maquininha de baixo pra cima, se o pelo for para baixo. O barbeador também pode ser usado.
E o aquecedor roll-on?
Não indico. Ele queima e mancha a pele. Além disso, encrava muito os pelos. Como também aquelas ceras vendidas em potes, que a pessoa passa diretamente na pele com a espátula e retira quando secar. Para a própria pessoa fazer em casa, não acho uma boa ideia. Faz muita sujeira, pode machucar e é complicada de ser utilizada.
Como devo fazer o buço?
Faça com a folha pequena especial para a região do rosto. Ela é menos agressiva e segue a mesma orientação: esquente com as mãos e cole no sentido contrário do pelo. Após retirar, use uma loção calmante.
E o temido contorno? Como resolver?
Faça também com a folha depilatória. Comece de dentro para fora, sempre aos poucos (em pequenas áreas), de um lado e depois o outro. Alterne os lados para que a pele descanse e não machuque. Sobrou pelo? É só voltar e repetir o processo.
O melhor jeito é fazer na cama, da forma mais confortável possível. A dica é abrir as pernas em frente a um espelho para auxiliar.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.