Saiba quais alimentos são considerados “perigosos” para o intestino
À coluna, a nutricionista Thayná Ramos explica como a alimentação impacta o órgão e lista alimentos a serem evitados em prol da saúde
atualizado
Compartilhar notícia
Conhecido como segundo cérebro, o intestino é muito importante para o bom funcionamento do corpo, pois libera substâncias neuroendócrinas, além de estabilizar o organismo com a absorção de nutrientes essenciais.
Segundo a nutricionista Thayná Ramos Silva, uma boa alimentação permite que o órgão “trabalhe de maneira eficiente em um dos processos mais importante: a digestão”.
“Tudo que comemos chega no intestino para que seja digerido, absorvido e utilizado pelo corpo. O que não é necessário, é descartado nas fezes. Por isso, os hábitos intestinais influenciam diretamente na saúde”, destaca a profissional.
Para deixar a população cada vez mais ciente da importância de consumir produtos saudáveis, a especialista em fitoterapia e nutrição esportiva com ênfase em estética listou alimentos “perigosos” para o funcionamento do órgão. Veja!
Industrializados
“Os produtos industrializados contêm alta concentração de açúcar e/ou sódio em suas composições, o que desequilibra a flora intestinal e dá abertura para algumas enfermidades, como prisão de ventre, síndrome do intestino irritável e diverticulite”, adverte a nutricionista.
Embutidos e enlatados
“Tais itens são ricos em nitratos e nitritos, ou seja, são substâncias com alto poder cancerígeno, o que pode provocar tumores no órgão“, alerta Thayná.
O câncer de intestino é, atualmente, uma das neoplasias de maior incidência no Brasil. Segundo projeções do Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 45 mil novos casos da doença serão diagnosticados no país ainda neste ano. Também conhecido como câncer colorretal, ele designa tumores que se iniciam no intestino grosso e no reto.
Ricos em corantes artificiais
Sorvetes, refrigerantes, bolos, massas, doces e salgadinhos são produtos que fazem parte da rotina de grande parte das pessoas. O que muitos não sabem, entretanto, é que o corante artificial presente nesses itens pode ser muito prejudicial. “Consumi-los frequentemente pode gerar doenças inflamatórias intestinais”, salienta Thayná Ramos Silva.
Gordurosos e fritos
Batata frita, bacon e biscoitos recheados estão na extensa lista de artigos gordurosos e fritos que, se consumidos em exagero, além de prejudicarem o intestino, causam problemas na saúde como um todo, segundo a especialista.
“Uma alimentação balanceada, rica em cereais integrais, verduras, legumes e frutas, tem aporte de vitaminas e minerais capaz de preservar as células intestinais”, finaliza.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.