metropoles.com

Saiba por que o vape gera mais riscos à saúde cardíaca dos homens

Estudo realizado pela Universidade McGill, no Canadá, revelou que o uso de vape gera um risco maior à saúde cardíaca masculina

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto colorida - homem fumando vape
1 de 1 Foto colorida - homem fumando vape - Foto: Getty Images

Um estudo realizado pela Universidade McGill, no Canadá, revelou que o uso de vape, para além dos inúmeros prejuízos para o bem-estar do organismo de todas pessoas que utilizam, representa um risco ainda maior à saúde cardíaca dos homens.

Neste domingo (29/9), quando se celebra o Dia Mundial do Coração, a coluna conversou com o cardiologista Thiago Germano, que explicou como os fatores biológicos e comportamentais geram um impacto maior ao sistema cardiovascular de homens, quando comparado às mulheres.

Riscos cardiovasculares do vape para homens

Homem branco com casaco preto e capuz fumando um cigarro eletrônico
A venda e a propaganda dos cigarros eletrônicos, popularmente conhecido como vape, é proibida no Brasil desde 2009

De acordo com Germano, a nicotina presente nos líquidos dos cigarros eletrônicos é a principal responsável por aumentar a pressão arterial e a frequência cardíaca. “A ativação do sistema nervoso simpático provocada pela nicotina leva à constrição dos vasos sanguíneos, o que resulta no aumento da pressão arterial. O uso crônico desses dispositivos pode contribuir para o desenvolvimento de hipertensão e sobrecarga do coração”, alerta.

Quando se trata dos prejuízos ao coração dos homens, o especialista esclarece que essa diferença de risco pode estar relacionada a fatores biológicos, como a maior predisposição dos homens a inflamações vasculares, além do fato de, em média, eles utilizarem doses mais altas de nicotina por períodos prolongados.

“Além disso, as mulheres têm o estrogênio, que oferece uma certa proteção ao sistema cardiovascular, o que pode explicar essa disparidade nos riscos”, complementou o cardiologista.

Ilustração colorida de artéria bloqueada por gordura. O sangue não consegue passar - Metrópoles
A gordura alojada nas artérias impedem a passagem do sangue

Outro aspecto abordado pelo médico é em relação ao uso dos cigarros eletrônicos e ao desenvolvimento de aterosclerose – o acúmulo de placas de gordura nas paredes das artérias.

“O uso regular de cigarros eletrônicos provoca inflamação nos vasos sanguíneos e promove o aumento do colesterol LDL, o ‘colesterol ruim’, que se acumula nas artérias, acelerando o processo aterosclerótico, e que pode aumentar significativamente o risco de infarto do miocárdio e derrames”, afirma Germano.

O especialista ainda alerta sobre as desvantagens do uso dos cigarros eletrônicos em relação ao desempenho físico dos usuários, por conta da maior dificuldade para a oxigenação eficiente dos músculos e outros tecidos durante o exercício. “Isso ocorre devido ao efeito da nicotina na vasoconstrição e na redução da capacidade pulmonar, afetando a resistência”, reflete.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?