Saiba os melhores exercícios para “acabar” com a flacidez dos braços
A personal trainer Lilian Velloso lista uma série de exercícios de força que ajudam a tonificar os músculos da região e minimizar a flacidez
atualizado
Compartilhar notícia
A flacidez nos braços é um incômodo comum entre homens e mulheres. Ela se deve à perda de massa muscular significativa, originada, principalmente, pela falta de atividades físicas, aumento de peso seguido de emagrecimento rápido ou após longo período com os membros imobilizados devido a alguma fratura.
À coluna Claudia Meireles, a personal trainer Lilian Velloso explica que, apesar de surgir em diferentes fases de vida, a flacidez dos braços ocorre especialmente em razão ao envelhecimento natural, como a menopausa, nas mulheres, e a andropausa, nos homens. “Há uma diminuição drástica de hormônios e redução da produção de colágeno e elastina”, justifica.
Além de priorizar exercícios físicos específicos para essa região do corpo — a fim de fortalecer os músculos e minimizar a perda muscular —, a flacidez nos braços pode ser corrigida com uma rotina alimentar saudável, rica em proteínas e antioxidantes, e uma pele bem hidratada.
“Procedimentos estéticos ajudam, tais como drenagem linfática, massagens, radiofrequência e ultrassom. Porém, não se pode achar que só isso resolve. É preciso se exercitar para construir músculos”, enfatiza.
Melhores exercícios para “acabar” com a flacidez dos braços
Segundo a profissional, com o avanço da idade, é preciso intensificar os exercícios para que a flacidez nessa região não seja tão intensa. “Não há receita milagrosa. Ao longo dos anos, estaremos sempre perdendo massa muscular e colágeno. Por isso, não podemos relaxar em nenhuma fase da vida”, afirma.
“Os melhores exercícios para minimizar a flacidez são os de força, que ajudam a tonificar os músculos da região”
Lilian Velloso, personal trainer
Para fortalecer o bíceps, Lilian indica fazer rosca direta, rosca martelo, rosca alternada e barra.
Veja detalhes na galeria:
Os principais exercícios para trabalhar o tríceps, conforme a educadora ensina, são: tríceps testa, tríceps francês, extensão do tríceps e tríceps no banco. Confira, abaixo!
Já peitoral e ombros podem ser fortalecidos com flexão de braço, supino, crucifixo, desenvolvimento, elevação lateral dos braços e elevação frontal dos braços.
A remada e a barra fixa também podem ser feitas para essa finalidade. “Além de trabalhar os músculos das costas, elas também trabalham o bíceps, o deltoide posterior e o abdômen”, acrescenta Lilian.
De acordo com a educadora física, os exercícios apresentados acima podem ser executados em aparelhos de musculação nas academias, como também ao ar livre, como em parques, praças ou até mesmo em casa; utilizando o próprio peso corporal, uma cadeira, halteres ou objetos pesados como saco de arroz, galão de água, garrafas de 2 e 3 litros, galão de amaciante, sabão líquido, entre outros.
“Basta ter vontade, disposição e a orientação de um bom profissional de educação física”, diz Lilian.
A expert ainda sugere realizar essas atividades no mínimo duas ou três vezes por semana, de preferência com descanso da musculatura em um intervalo de um dia. “Isso não quer dizer que você não possa se exercitar nos outros dias, apenas trabalhar músculos diferentes em dias alternados”, encerra.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.