Saiba os alimentos preferidos dos médicos para o café da manhã
Profissionais da saúde revelaram o que eles gostam de comer no café da manhã para iniciar o dia com saúde e disposição
atualizado
Compartilhar notícia
Escolher alimentos nutritivos para o café da manhã pode ser desafiador, principalmente diante da correria do dia a dia. Por conta disso, o site Today conversou com 17 médicos — cardiologistas, oncologistas, neurologistas, gastroenterologistas — e dentistas para descobrir o que eles comem no desjejum para ter uma vida mais saudável.
A pesquisa mostrou que os profissionais da saúde costumam priorizar alimentos que podem ajudar a reduzir problemas no coração, doenças neurológicas e, também, diminuir o risco de alguns tipos de câncer.
Na maior parte das vezes, vegetais, frutas, grãos integrais, folhas verdes, legumes, azeite, nozes e proteínas magras estão presentes nas refeições dos médicos. Além disso, eles não possuem o hábito de consumir alimentos processados, carne vermelha em excesso, álcool e doces.
O que os médicos comem no café da manhã?
Aveia com frutas
Principal escolha dos médicos, a aveia é saudável e possui grandes quantidades de fibras. De acordo com a gastroenterologista Wendy Ho, a aveia cortada em grãos é a melhor opção para regular o intestino e prevenir a constipação por ter as fibras conservadas.
Apesar da aveia em grãos ser mais indicada, o preparo pode demorar um pouco e atrapalhar a rotina matinal, então ela pode ser trocada pelo versão em flocos, que é mais prática e também oferece muitos nutrientes. Para deixar a refeição mais completa, os médicos costumam combinar o cereal com nozes, sementes, frutas secas e também frutas frescas, principalmente mirtilos e framboesas por serem ricos em antioxidantes.
Torrada integral com abacate
Os profissionais da saúde também gostam de comer torrada integral com abacate ou manteiga de amendoim pela manhã. Além disso, alguns também acrescentam ovo para aumentar a quantidade de proteína e a saciedade do desjejum.
O cardiologista Andrew Freeman prefere adicionar vegetais, como picles e cebola, nas torradas com abacate. “Em apenas um pedacinho de torrada, você tem calorias e sustento suficientes para sobreviver até o almoço e se sentir bem”, afirmou ele ao Today.
Iogurte natural com frutas
Os doutores também consomem iogurte natural sem açúcar com algumas frutas ou nozes no café da manhã. De acordo com a médica oncologista Elizabeth Comen, essa refeição “fornece ótimas proteínas, tem baixo teor de açúcar e as frutas vermelhas também têm propriedades antioxidantes”.
O iogurte está entre as escolhas dos profissionais da saúde por ter probióticos, que promovem o equilíbrio da flora intestinal. Além disso, o iogurte também agrada aos dentistas por ser rico em cálcio e fosfato, que fortalecem os dentes e os ossos.
Smoothies
A praticidade dos smoothies não agrada apenas as influencers, mas também os médicos, que nem sempre possuem tempo para comer com calma e recorrem às bebidas nutritivas. A bebida costuma ser preparada com frutas, folhas e sementes, que podem ser batidas com água, leite, iogurte ou água de coco.
Os médicos costumam priorizar os smoothies verdes, feitos com couve, espinafre e algumas frutas. O neurologista Imad Najm disse ao Today que também adiciona nozes na bebida porque “elas adicionam gordura e contêm uma grande quantidade de minerais e antioxidantes”.
Os profissionais da saúde costumam comer ovos pela manhã?
A maior parte das pessoas gosta de ingerir ovos no café da manhã, mas, durante um tempo, eles foram vilanizados pelos médicos por conta do colesterol. Apesar da presença de gordura no alimento, alguns especialistas em saúde consomem a proteína ocasionalmente.
O oncologista McQuade gosta de preparar fritatas, ou omeletes recheados com vegetais, que deixam a refeição mais saudável e faz bem para o funcionamento do intestino. “[Ovos inteiros] são uma ótima fonte de proteína limpa e algumas gorduras boas”, disse o médico.
Para o cardiologista James O’Keefe, o ovo é um bom alimento e ele considera razoável consumir duas unidades por dia, seis dias por semana. O médico indica o consumo de ovos fortificados com ômega-3, que podem impulsionar a saúde cardiovascular.
Apesar disso, os neurologistas Imad Najm e Laura Stein procuram consumir apenas a clara do ovo para evitarem a gordura presente na gema. Com uma atitude mais radical, o cardiologista Andrew Freeman afirmou que evita completamente os ovos.
Como ainda existem muitas controvérsias acerca dos benefícios dos ovos, é importante, assim como todos os outros alimentos, consultar um profissional adequado antes de incluí-los na rotina alimentar.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram