metropoles.com

Saiba o que é fato histórico e o que é ficção no filme de Napoleão

O filme Napoleão estreia nesta quinta-feira (23/11) nos cinemas brasileiros. O filme traz Joaquin Phoenix na pele do imperador Napoleão

atualizado

Compartilhar notícia

Columbia Pictures/Divulgação
Joaquin Phoenix está caracterizado de Napoleão Bonaparte - Metrópoles
1 de 1 Joaquin Phoenix está caracterizado de Napoleão Bonaparte - Metrópoles - Foto: Columbia Pictures/Divulgação

Napoleão Bonaparte foi um das figuras históricas mais importantes do final do século 18 e início do século 19. Agora, a trajetória de um dos principais generais da Revolução Francesa e imperador da França, ganha as telas do cinema mundial.

O filme Napoleão estreia nesta quinta-feira (23/11) e tem direção de Ridley Scott (A Cruzada, Gladiador e O Último Duelo).

A trama oferece um olhar original e pessoal sobre as origens do líder militar francês — interpretado por Joaquin Phoenix — algumas batalhas, golpes e sua implacável ascensão ao poder, por meio de sua relação, muitas vezes volátil, com sua esposa e verdadeiro amor, Josephine, interpretada por Vanessa Kirby.

napoleão filme guerra - metrópoles
Visual de Bonaparte se tornou inconfundível

Por mais que o longa-metragem tente narrar as famosas batalhas de Napoleão e toda sua jornada ao poder com a maior veracidade possível, o roteirista tem a licença poética de acrescentar alguns fatos para construir uma história envolvente, intensa e, muitas vezes, impactante.

Atenção: o conteúdo abaixo contém spoilers!

O portal internacional Time Out conversou com o professor Michael Broers, da Universidade de Oxford, sobre a veracidade de alguns momentos-chaves apresentados no filme. Ele é um dos principais especialistas acadêmicos sobre Napoleão e foi contratado como consultor histórico para a obra de Ridley Scott.

1. Execução de Maria Antonieta

A película começa com o personagem principal testemunhando a execução de Maria Antonieta, em 1793, na Place de la Concorde. ” Ele não estava na execução, estava de serviço na guarnição no sul naquele momento”, disse Michael.

Porém, ele salienta que Napoleão estava em Paris para ver Maria Antonieta e Luís XVI serem presos em 1792. “Isso causou-lhe uma impressão indelével – ele estava aterrorizado por esta multidão raivosa”.

Foto colorida do filme Napoleão, mostrando Joaquin Phoenix usando chapéu - Metrópoles
A caraterização de Phoenix como Napoleão foi elogiada pelo historiador

2. Representação de Napoleão feita por Joaquin Phoenix

A caracterização de Phoenix foi muito elogiada pelo historiador. “Napoleão era multifacetado, mas não complicado, e achei que ele captou isso muito bem. Ele capta o senso de ironia do imperador e sua capacidade de rir de si mesmo quando estabelece a lei”, avalia o professor de Oxford.

3. Frase sobre os britânicos e seus barcos

Uma das maiores piadas de imperador no filme é quando ele diz ao embaixador britânico: “Você se acha tão durão porque tem barcos!”. Segundo o historiador, ele nunca disse essas palavras exatamente, mas algo próximo. “É uma ótima frase e capta a essência do que ele disse”, expressou ao Time Out.

O ator Rupert Everett dá vida ao duque de Wellington - Metrópoles
O ator Rupert Everett dá vida ao duque de Wellington

4. Napoleão e o duque de Wellington se enfrentaram alguma vez?

Dois antigos inimigos no campo de batalha trocando gentilezas e respeito mútuo em uma cabine de navio de guerra. O momento, apesar de estranhamente comovente, nunca aconteceu. “Wellington e Napoleão nunca se conheceram”, disse Broers.

5. Ele ficou com a bala de canhão que matou seu cavalo?

Na cena, Napoleão enfia a mão no cadáver de seu cavalo e retira a bala de canhão que o matou durante a batalha de Toulon. A verdade é que foi tudo pura licença poética, pois o animal sobreviveu. “Nunca encontrei nenhuma evidência de que isso tenha acontecido”, expressou.

E acrescentou: “Mas Napoleão foi baleado na perna e golpeado com baioneta. A ferida dele foi muito importante, porque ele era muito jovem, liderava veteranos e foi nesse momento que ele provou seu valor”.

Josephine, interpretada por Vanessa Kirby
Josephine, interpretada por Vanessa Kirby

6. Ruim de cama?

“Sabemos que ele era bastante inexperiente sexualmente quando conheceu Josephine, porque ele contou as pessoas e isso está em suas memórias. Ele estava inseguro com ela”, explica Michael.

7. Perseguido pelos jornais

Quando o imperador francês é traído por Josephine ou se vê em perigo político, a trama mostra manchetes zombando e satirizando a situação. O acadêmico revela que tudo realmente aconteceu. “Foi muito pior do que o filme retrata”, disse ele.

Cena colorida do filme Napoleão
Joaquin Phoenix viverá Napoleão em novo filme

A queda definitiva de Napoleão

Napoleão Bonaparte sonhava em construir um império tão grande quanto o romano. Nascido em Córsega, ilha italiana anexada pela França, pisou em solo francês aos 15 anos. Na época, a nação era governada por monarcas absolutista.

Sem sangue nobre e estrangeiro, ele usou sua genialidade para alcançar altos cargos. Seus feitos em batalhas renderam promoções meteóricas, como o cargo de general. Em 1799, Napoleão deu o golpe de Estado e cinco anos depois, coroou a si mesmo com imperador da França.

Nas guerras, Bonaparte derrotou austríacos, russos e prussianos em batalhas como Jena e Austerlitz.

Em 1814, a queda de Napoleão restaurou o poder dos Bourbon, representado por Luís XVIII. A derrota definitiva ocorreu em  18 de junho de 1815, nos arredores de Bruxelas, em Waterloo, pelo exército prussiano de Blucher.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?