metropoles.com

Saiba o que é efeito EPOC e como ele aumenta a queima de calorias

“O EPOC é um processo fisiológico que ocorre no corpo após o exercício”, antecipa a educadora física Hillary Almeida

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Jovem atlética limpando o suor com uma toalha depois de se exercitar em casa
1 de 1 Jovem atlética limpando o suor com uma toalha depois de se exercitar em casa - Foto: Getty Images

Já ouviu falar a respeito do efeito EPOC? Se você é adepto às atividades físicas e se interessa por potencializar a perda calórica mesmo após o fim dos treinos, talvez esteja na hora de conhecer esse incrível processo que acontece no corpo.

Traduzido para o português, EPOC (Excess Post-Exercise Oxygen Consumption) significa Consumo Excessivo de Oxigênio Pós-exercício. Em conversa com a coluna, a educadora física Hillary Almeida explica que ele se trata do aumento do consumo de oxigênio após o exercício físico, o que irá contribuir para a queima de calorias mesmo horas após a atividade física.

“Esse é um processo fisiológico que ocorre no corpo após o exercício. Em resumo, durante o treino, o organismo precisa de um consumo maior de oxigênio para produzir energia. Após a atividade, o corpo segue com a necessidade de uma demanda maior de oxigênio para que seja reestabelecida a homeostase, ou seja, o reequilíbrio do organismo”, afirma.

Hillary Almeida
Hillary Almeida

“A partir daí, temos o EPOC, já que o corpo trabalha para que todo desequilíbrio que foi causado durante o estresse (treino) acabe e voltemos à ‘normalidade'”, continua.

Logo, segundo a profissional, durante o pós-exercício, há a necessidade de o organismo reestabelecer as reservas de glicogênio e remover, por exemplo, o lactato, o que demanda gasto de energia e, portanto, gasto calórico.

Afinal, qualquer exercício pode gerar EPOC?

Sim. De acordo com a especialista, qualquer atividade física pode gerar EPOC. Porém, em sua maioria, os estudos demonstram que exercícios de maiores intensidades podem gerar uma magnitude maior do EPOC, a exemplo dos treinos intervalados de alta intensidade, em comparação aos de intensidades mais baixas.

Homem em academia malhando com halteres de frente para o espelho - Metrópoles
Qualquer atividade física pode gerar EPOC

É o caso da musculação de alta intensidade comparado a uma caminhada de baixa intensidade. “O primeiro promoverá mais alterações metabólicas”, comenta.

Hillary, no entanto, lembra que intensidade é subjetiva e varia de pessoa para pessoa.

Como potencializar o EPOC e, consequentemente, a perda calórica?

Para a educadora, uma maneira de fomentar o efeito EPOC é diversificar os tipos de exercícios e manter a intensidade alta durante a prática. “Além disso, o indivíduo deve ficar atento ao que consumir após o treino, já que um exercício físico bem planejado estará sempre alinhado a uma boa alimentação. Um nutricionista pode ajudar nesse quesito, para que o EPOC seja mais duradouro”, pontua.

Braços e abdômen torneados de atleta mulher - Metrópoles
Traduzido para o português, EPOC significa Consumo Excessivo de Oxigênio Pós-exercício

A queima calórica após o fim da atividade física, conforme alguns estudos estimam, depende da intensidade e da duração do exercício. Contudo, Hillary reitera que esses valores variam entre estudos e indivíduos. Mas o importante é entender que o EPOC é benéfico para a perda de peso, recuperação muscular e a melhora da aptidão física.

“O EPOC pode fazer parte de uma estratégia no planejamento do exercício físico e alimentação saudável para a perda de peso, mas não pode, sozinho, ser o único determinante que causará um grande impacto no peso de cada indivíduo. Exercícios frequentes, alinhados a uma alimentação saudável, hidratação e uma boa noite de sono, farão grande diferença não apenas na manutenção do peso, mas também na qualidade de vida a longo prazo”

Hillary Almeida, educadora física

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?