Saiba detalhes do título real que Hamilton ganhou do príncipe Charles
Quando Hamilton ganhou o primeiro título mundial pela Fórmula 1, em 2008, a rainha Elizabeth II fez questão de parabenizá-lo
atualizado
Compartilhar notícia
A realeza britânica nunca escondeu a admiração que sente pelo piloto Lewis Hamilton. Quando o automobilista ganhou o primeiro título mundial pela Fórmula 1, em 2008, a monarca Elizabeth II fez questão de parabenizá-lo. “Estou encantada por você, se tornando o campeão mais jovem de toda a história”, enviou a soberana. Mais de 10 anos se passaram e, nesta quarta-feira (15/12), o britânico foi nomeado como cavaleiro da rainha.
Heptacampeão do mundo, Hamilton recebeu das mãos do príncipe Charles o título de Cavaleiro da Ordem do Império Britânico, pelos serviços prestados ao automobilismo da Inglaterra. A cerimônia ocorreu no Castelo de Windsor. O status é resultante da lista de Honra de Ano-Novo de 2021. No Reino Unido, a denominação de cavaleiro ou dama da rainha é uma das mais altas que um cidadão britânico pode vir a receber.
O perfil da realeza britânica no Instagram, o Royal Family, escreveu em uma publicação: “Senhor Lewis Hamilton! O sete vezes campeão mundial da F1 recebeu seu título de Cavaleiro do príncipe de Gales na cerimônia de investidura realizada hoje no Castelo de Windsor”. A conta oficial de Charles na rede social, a Clarence House, acrescentou à legenda: “Sir Lewis detém incríveis sete títulos mundiais de Fórmula 1”.
Ver essa foto no Instagram
A mãe de Hamilton, Carmen Larbalestier, compareceu à cerimônia ao lado do filho. Irmão do automobilista, Nicolas Hamilton também marcou presença e não poupou elogios ao heptacampeão da F1 em uma postagem no Instagram: “Tão orgulhoso de você mano, você é e sempre foi meu herói! PS, isso não significa que vou beijar seus pés!”.
Foi condecorado na mesma ocasião o cantor e compositor Craig David. Com o título entregue pelo príncipe Charles, ele se iguala aos pilotos Jackie Stewart, em 2001; Stirling Moss, em 2000; e Jack Brabham, em 1979. Hamilton é o quarto automobilista a conquistar a honraria.
Detalhes sobre o título
Ao receber o status, Hamilton passa a ser chamado de sir (senhor, em tradução do inglês). O tratamento é concedido apenas aos cavaleiros da Ordem do Império Britânico. Por ter ganhado a honraria, o piloto se transforma em um integrante da nobreza monárquica. Somente cidadãos do Reino Unido podem usar a denominação. Rei do futebol, Pelé chegou a ser condecorado pela rainha Elizabeth II, em 1997, mas não pode utilizar o termo.
De acordo com o portal Uol, o título de Cavaleiro da Ordem do Império Britânico era concedido pelo monarca somente pelos feitos militares da população. No reinado de Elizabeth, o status passou a ser atribuído a outros segmentos, como esportes, educação e filantropia.
Lewis Hamilton conquistou o título de campeão da Fórmula 1 nos anos de 2008, 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020. Inclusive, a corrida em que se tornou campeão pela primeira vez do torneio ocorreu no Brasil, mais precisamente no Autódromo de Interlagos. Nesse domingo (12/12), o piloto perdeu a chance de vencer o campeonato pela oitava vez. O britânico começou a competir aos 8 anos, em 1993.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.