Aprenda a escolher o melhor aparelho de medir pressão para ter em casa
Segundo médicos, a escolha depende das necessidades e habilidades do usuário. Saiba qual é o ideal para o seu caso!
atualizado
Compartilhar notícia
Anteriormente, à coluna Claudia Meireles, os cardiologistas Caio Henrique e Carlos Portela esclareceram quem deve ter em casa um aparelho para medir pressão arterial. Segundo eles, o equipamento é indicado para pessoas com histórico familiar de hipertensão ou outras condições predisponentes, bem como para indivíduos que enfrentam qualquer mudança significativa no estilo de vida, a exemplo de ganho de peso, alteração nos níveis de atividade física ou surgimento de estresse intenso.
Os monitores de pressão também são recomendados para hipertensos diagnosticados, pacientes com pré-hipertensão, indivíduos com histórico familiar de doenças cardiovasculares, pacientes com diabetes, obesidade ou doenças renais, gestantes com histórico de pré-eclâmpsia e idosos, em razão das variações mais comuns na pressão arterial com o avançar da idade.
Mas afinal, diante de tantas opções de aparelhos que mensuram a pressão arterial, qual é melhor alternativa para se ter em casa?
De acordo com os especialistas, a escolha depende das necessidades e habilidades do usuário. Os aparelhos de braço automáticos são os mais indicados para uso domiciliar, segundo Carlos Portela. “Eles são fáceis de usar, fornecem leituras digitais precisas e geralmente incluem uma memória para armazenar os resultados, facilitando o acompanhamento”, afirma.
Já os de punho são ótimos para pessoas com braços muito grandes para o manguito dos aparelhos de braço. “No entanto, são mais sensíveis à posição do braço e podem fornecer leituras menos precisas se não forem usados corretamente. Recomendo apenas em casos específicos”, observa o médico.
Por outro lado, os dispositivos manuais (análogos) são utilizados, geralmente, por profissionais de saúde. “Eles exigem treinamento e prática para fornecer medições precisas. Para pessoas treinadas, são altamente precisos, mas para uso doméstico, os aparelhos automáticos são preferíveis pela facilidade”, continua Portela.
Por fim, os aparelhos conectados a aplicativos de smartphone são uma opção moderna que permite que os resultados sejam enviados para aplicativos que monitoram os dados ao longo do tempo.
Eles podem ser úteis para pacientes que desejam compartilhar os resultados com seus médicos de forma prática.
Apesar da variedade de monitores de pressão, Caio Henrique frisa o quanto é importante optar por equipamentos oscilométricos de qualidade. “Eles devem ser validados e preferencialmente de braço. Os equipamentos de punho não são os mais recomendados por terem medidas mais errôneas”, alerta.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.