Saiba como decifrar os ingredientes dos seus produtos de skincare
É de comer ou de passar no cabelo? Confira 5 dicas para saber ler o rótulo dos seus produtos de beleza preferidos
atualizado
Compartilhar notícia
Com a internet e o acesso à informação cada vez mais fácil, todo fã de skincare que se preze sabe o que são os ácidos hialurônicos, glicólicos e retinóicos da vida. Mas, e na hora de ler o rótulo do seu produto de beleza, será que você consegue entender tudo que está anunciado?
À Vogue do Reino Unido, o bioquímico e cientista cosmético Nausheen Qureshi deu cinco dicas para facilitar a vida de quem quer decifrar os ingredientes irreconhecíveis das embalagens.
Confira:
Onde estão os ingredientes?
Pode parecer óbvio, mas nem sempre o local dos ingredientes no rótulo é na clássica parte de trás. Muitas vezes, ele é colocado em outro lugar, e pode ser encontrado até mesmo com miniletras por baixo de adesivos ou apenas na caixa externa na qual o produto veio. Logo, fique atento(a)!
Qual a ordem?
Da mesma forma que acontece com os alimentos, os ingredientes dos cosméticos vêm listados em ordem decrescente, ou seja, do que tem mais para o que tem menos.
“Sob regulamentação, todos os ingredientes são listados dos mais concentrados até chegar àqueles com porcentagens abaixo de um por cento. Nesse ponto, eles podem ser listados na ordem que a marca quiser”, diz Nausheen.
Como entender os nomes?
Sabe-se que os nomes dos ingredientes são difíceis, e o cientista explica que as substâncias são listadas por seus nomes químicos e biológicos. “Por exemplo, o nome biológico de uma rosa é rosa damascena, mas existem outros tipos de rosa, como a raiz ou a folha, que são definidas por nomenclaturas diferentes”, diz Qureshi. Na dúvida, um “Google” básico já consegue esclarecer bastante coisa.
Nomes para se familiarizar
Alguns ingredientes são mais comuns de encontrar na maioria dos produtos, como “aqua” ou “glicóis”. “São os solubilizantes que muitas pessoas têm medo porque soam como produtos químicos agressivos”, afirma o químico. Logo, não é necessário temê-los! Acostume-se a encontrá-los.
Aprendendo os símbolos
Existem alguns símbolos que, apesar de confusos, têm significados importantes de saber. Por exemplo, uma cuba semi aberta, seguida de um número e um “M”, significa o período de duração do produto após ser aberto.
Outros símbolos incluem o Cosmos, que significa que o produto foi certificado como genuinamente orgânico ou natural, e o símbolo de reciclagem, que mostra que é adequado para a lixeira.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.