Saiba como bebidas ricas em açúcar podem prejudicar seu coração
Estudo da Associação de Cardiologistas Americanos revela novo risco sobre o consumo de bebidas ricas em açúcar para o coração
atualizado
Compartilhar notícia
O consumo de bebidas adoçadas, como refrigerantes e sucos industrializados com açúcar, apesar de saboroso, apresenta riscos realmente graves à saúde.
Obesidade, diabetes tipo 2, doenças renais, doenças hepáticas não alcoólicas ou cáries são algumas das consequências de bebidas ricas em açúcar ou adoçadas artificialmente. No pior dos cenários, o consumo desses líquidos pode levar à mortalidade por câncer de fígado.
Um novo estudo, apoiado pela American Heart Association, revelou que tanto as bebidas açucaradas quanto as adoçadas artificialmente podem aumentar o risco dos consumidores de batimentos cardíacos irregulares em até 20%. A condição é conhecida clinicamente como fibrilação atrial ou “AFib”.
O consumo desses líquidos também pode aumentar em cinco vezes o risco de acidente vascular cerebral. De acordo com os especialistas da associação, cerca de 12 milhões de pessoas terão desenvolvido AFib até 2030.
“Com base nessas descobertas, recomendamos que as pessoas reduzam ou até mesmo evitem bebidas adoçadas artificialmente e açucaradas sempre que possível”, disse Ningjian Wang, o principal pesquisador do estudo.
O especialista ainda alerta sobre as falsas bebidas saudáveis. “Não tome como certo que bebidas com baixo teor de açúcar e baixas calorias adoçadas artificialmente são saudáveis, pois pode representar riscos potenciais para a saúde”, afirmou.
O estudo é um dos primeiros a conectar bebidas ricas em açúcar e adoçadas artificialmente ao AFib.
O ideal é optar sempre por sucos de frutas ou vegetais frescos e sem açúcar, que os pesquisadores descobriram estar associados a um risco 8% menor de batimentos cardíacos irregulares.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.