Saiba como ajudar as vítimas das fortes chuvas no Rio Grande do Sul
Segundo o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, os eventos climáticos já são considerados o “maior desastre da história”
atualizado
Compartilhar notícia
Há mais de uma semana, grande parte da região do Rio Grande do Sul vem sofrendo com as fortes chuvas e as consequências dos eventos climáticos. Segundo o governador do estado, Eduardo Leite (Partido da Social Democracia Brasileira – RS), os impactos devastadores das enchentes e dos deslizamentos de terras já são considerados o “maior desastre da história gaúcha”.
Com casas inundadas, estradas bloqueadas e comunidades inteiras isoladas, é necessário implantar medidas que minimizem o sofrimento das famílias que enfrentam o momento de calamidade.
Diante do cenário de catástrofe, a coluna Claudia Meireles buscou as melhores indicações para contribuir e garantir a reconstrução da vida das vítimas.
Como se proteger?
A orientação da Defesa Civil é de que as famílias que vivem nas regiões afetadas do Rio Grande do Sul e estão em área de risco deixem o local imediatamente.
Para garantir segurança e dignidade, neste momento, é importante entrar em contato com as autoridades do município para receber as devidas orientações sobre os abrigos públicos e os encaminhamentos necessários.
Com as enchentes e riscos de desabamentos, a recomendação, também, é que não se utilize as rodovias, uma vez que grande parte das estradas estão danificadas ou bloqueadas. A advertência é para que as pessoas evitem atravessar as áreas alagadas, seja de carro ou a pé.
Ao observar uma situação de risco, a sugestão é para ligar, imediatamente, para o telefone 193. Além disso, a indicação é que os moradores das regiões afetadas pelas chuvas se cadastrem no número 40199 ou entre em contato com o telefone da Defesa Civil, para receber os alertas e ser informado sobre os riscos presentes em cada região, além das orientações sobre como agir em caso de desastres ainda maiores.
Como ajudar?
A necessidade, no momento, é de que sejam entregues doações de alguns itens específicos, como colchões, roupa de cama e banho (higienizados) e cobertores (higienizados). Além dos itens emergenciais, a Defesa Civil reforça a importância de doações de kits de higiene pessoal, agasalhos, roupas íntimas, móveis e eletrodomésticos.
Como doar?
A orientação da Defesa Civil é para que os materiais doados sejam entregues no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual, que funciona na Avenida Joaquim Porto Villanova, 201, bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre.
Os interessados em realizar doações e contribuir podem entrar em contato pelo número (51) 3210-4255.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram