metropoles.com

Saiba como a rainha deu “carteirada” para que Charlotte fosse princesa

Saiba o que Elizabeth II fez para impedir que a segunda herdeira de príncipe William não perdesse o direito ao título de princesa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Pool/Max Mumby / Colaborador
Princesa Charlotte
1 de 1 Princesa Charlotte - Foto: Foto: Pool/Max Mumby / Colaborador

Todo mundo conhece — e adora — a princesa Charlotte. O que pouca gente sabe é que a rainha Elizabeth II precisou mudar as regras para garantir os títulos de princesa e Sua Alteza Real (SAR) à bisneta.

No que dependesse das regras estabelecidas pela Carta Patente de 1917, emitida pelo rei George V, a herdeira teria sido “batizada” como Lady Charlotte. O documento determinava que os netos do soberano, desde que nascidos dos filhos do monarca, são elegíveis para títulos, assim como o filho mais velho do filho mais velho do príncipe de Gales.

Nessa lógica, William e Harry são príncipes por serem filhos de Charles; contudo, apenas George, o filho mais velho de William – que é o filho homem mais velho do príncipe de Gales – seria elegível para o título de príncipe. Ou seja, ainda que fosse mais velha que George, Charlotte não seria princesa.

Mulher com bebê no colo
No dia do batizado, Kate Middleton com Charlotte no colo

Para mudar isso, Elizabeth II agiu quando Kate ainda estava grávida do primogênito: emitiu uma Carta Patente determinando que todas as crianças de Cambridge tivessem títulos de príncipe e princesa.

“Se Charlotte tivesse nascido primeiro sob a patente de letras de 1917, porque ela era uma bisneta na linha masculina, ela teria sido Lady Charlotte Mountbatten-Windsor. Assim, a rainha resolveu esse pequeno problema”, explicou a historiadora real Marlene Koenig ao site Express, do Reino Unido.

Além disso, a rainha também trouxe a nova Lei de Sucessão da Coroa, que foi aprovada em 2013 e determina que o sexo não influencia a ordem de sucessão ao trono. Assim, Charlotte passa a vir antes do irmão mais novo, Louis, na linha de sucessão.

E os filhos de Harry?

Muito se questiona o fato de apenas os três filhos de William terem títulos de príncipe e princesa, enquanto os filhos de Harry e Meghan não.

Na nova Carta Patente emitida por Elizabeth, ela deixa claro que a mudança das regras contempla as crianças de Cambridge, ou seja, os filhos de William, o primogênito do príncipe de Gales.

9 imagens
1 de 9

Arte/Metrópoles
2 de 9

Arte/Metrópoles
3 de 9

Arte/Metrópoles
4 de 9

Arte/Metrópoles
5 de 9

Arte/Metrópoles
6 de 9

Arte/Metrópoles
7 de 9

Arte/Metrópoles
8 de 9

Arte/Metrópoles
9 de 9

Arte/Metrópoles

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?