Saiba como a alimentação pode desintoxicar o corpo de metais pesados
Os metais pesados são elementos que podem ser tóxicos e muito perigosos mesmo em baixas concentrações
atualizado
Compartilhar notícia
Decifrar os sinais do corpo ainda é um desafio para os médicos e para a população em geral. Por exemplo, sintomas como baixa energia, distúrbios de humor e alterações cognitivas podem ser, na verdade, intoxicação por metais pesados.
Falar sobre a toxicidade desses elementos ainda é uma novidade, mas afora esse é considerado um problema com o qual milhões de pessoas lidam. Afinal, até no processo de desintoxicação, as pessoas podem ter sintomas como fadiga, perda de apetite e problemas digestivos.
Mercúrio, alumínio, níquel e urânio são alguns dos metais pesados que entram na corrente sanguínea e causam o envenenamento. Os meios de contato são exposição a peixes de criação, água contaminada, obturações dentárias ou produtos domésticos.
Depois do contato, essas substâncias viajam por todo o corpo e penetram nas células de vários tecidos e órgãos, onde podem permanecer armazenadas por anos e causar inúmeros problemas.
“Metais tóxicos como arsênico, cádmio, chumbo e mercúrio são onipresentes, não têm papel benéfico na homeostase humana e contribuem para doenças crônicas não transmissíveis”, aponta um relatório do Scientific World Journal.
Como desintoxicar?
Se você acredita que está intoxicado ou foi exposto a metais pesados, o primeiro passo é procurar por um especialista para fazer os devidos testes. Caso o envenenamento seja confirmado, o tratamento padrão é a terapia de quelação.
O tratamento envolve a administração de agentes quelantes para remover metais pesados do corpo, ligando-se a moléculas e permitindo que sejam dissolvidos e possam sair do corpo por meio da urina. Porém, essa não é a única alternativa.
De acordo com nutricionista Josh Axe, outras maneiras de desintoxicar o corpo incluem fazer mudanças na dieta e aderir ao uso de ervas e suplementos, que possam ajudar a quebrar essas substâncias em moléculas menores para que possam ser removidos na urina, nas fezes, no suor e até mesmo no hálito.
Orégano, alecrim, tomilho, gengibre, açafrão, canela e coentro são algumas das ervas que podem ajudar a remover metais pesados. Alimentos ricos em vitamina C, água e sementes como linhaça e chia, também são ótimos aliados dos processos de desintoxicação.
Bebidas detox são uma ótima pedida nessa etapa. Você pode preparar com ingredientes que já tem em casa, como suco de limão, vinagre de maçã , pepino, folhas verdes, frutas vermelhas, gengibre, ervas ou melão.
Essas ervas e alimentos têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, por isso são eficazes em reduzir os danos causados pela toxicidade dos metais pesados.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.