metropoles.com

Saiba 6 maneiras como o consumo de álcool atrapalha seus treinos

À Vogue do Reino Unido, nutricionista listou malefícios do consumo da bebida alcoólica aos resultados de quem está na caminhada fitness

atualizado

Compartilhar notícia

Guido Mieth/Getty Images
Álcool atrapalha os treinos
1 de 1 Álcool atrapalha os treinos - Foto: Guido Mieth/Getty Images

No Brasil, o verão e o calor geralmente trazem um grande protagonista às festividades: o álcool. Muito apreciados pela maioria dos brasileiros, os bons drinques, quando consumidos com bom senso, podem até ser inofensivos. Contudo, quando em excesso podem trazer diversos prejuízos – inclusive para quem começou 2022 na caminhada fitness.

À Vogue Reino Unido, a nutricionista Caroline Wilson listou seis formas como o álcool pode atrapalhar a rotina de treinos e o condicionamento físico. Confira:

Desidratação

Não é novidade que, para ter resultados e conseguir manter uma rotina saudável, a hidratação é um dos primeiros passos a se dar. Pois bem, para quem não sabe, o álcool age como diurético e drena a umidade do corpo, deixando o organismo desidratado e a pele ressecada.

Segundo a especialista, os efeitos da bebida alcoólica tendem a deixar ruins as condições para o exercício físico: “Sua frequência cardíaca aumentará mais rápido do que o normal e a temperatura do seu corpo aumentará significativamente, tornando o exercício desconfortável. Sem contar que a desidratação é responsável por 90% dos sintomas da temida ressaca do dia seguinte. A dica é, enquanto estiver bebendo, alternar um copo de bebida com um copo d’água para diminuir os efeitos”.

Fadiga muscular

Quando o álcool é ingerido, uma substância chamada ácido lático se acumula no organismo e na musculatura, e traz desconforto como as câimbras e as dores musculares em excesso. Logo, os treinos tendem sempre a ser mais dolorosos no dia seguinte de quando há ingestão de álcool (como se a ressaca já não doesse o suficiente).

Exercícios e álcool
O álcool interfere diretamente nos resultados dos treinos
Desempenho

De acordo com um estudo publicado pela National Library of Medicine, uma ressaca pode reduzir seu desempenho aeróbico em 11,4% no dia seguinte. Além disso, os estoques de hormônios de crescimento ficam mais baixos, o que prejudica na construção de massa magra. “Se você beber com frequência, seu tempo de recuperação pós-treino será maior, e será muito difícil construir músculos em geral”, explica Wilson.

Picos de glicemia

Apesar de parecer inofensivo no quesito calorias, o álcool tem um alto índice glicêmico, ou seja, uma vez que é digerido, se transforma rapidamente em açúcar no organismo. Com isso, o corpo começa a sofrer uma inflamação que leva à retenção hídrica, inchaço e fadiga.

“Minha recomendação é evitar vinhos, coquetéis ou bebidas com xaropes se você planeja se exercitar nos dias depois de beber – eles estão cheios de açúcar e afetarão muito seu treino”, garante a nutricionista.

Metabolismo lento

O álcool causa uma espécie de estresse no sistema digestivo, que, por sua vez, acaba ficando mais preguiçoso e diminuindo o metabolismo da pessoa. “À medida que as secreções digestivas diminuem, a taxa na qual o corpo absorve nutrientes essenciais também cai, o que faz com que o metabolismo fique lento”, afirma Caroline.

A dica da nutricionista para diminuir os efeitos do álcool no metabolismo é, antes de beber, investir em alimentos ricos em nutrientes, como nozes e vegetais verdes escuros, para fazer o intestino funcionar melhor.

Jacada da ressaca

Quem nunca sentiu aquela vontade incontrolável de comer algo bem gorduroso e açucarado ao acordar de ressaca que atire a primeira pedra. Esta vontade, segundo Caroline, tem explicação. “O álcool estimula uma substância química no cérebro chamada galanina, que nos leva a desejar estes alimentos”, alerta a especialista.

3 imagens
Malhar também é necessário, pois acelera o metabolismo
Sabe aquela vontade de comer uma coisa gordurosa no dia seguinte de uma bebedeira? Também é efeito do alcool
1 de 3

Malhar pode ajudar a combater a dor de cabeça

FreePik
2 de 3

Malhar também é necessário, pois acelera o metabolismo

FreePik
3 de 3

Sabe aquela vontade de comer uma coisa gordurosa no dia seguinte de uma bebedeira? Também é efeito do alcool

FreePik

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?