Sacia e reduz colesterol e açúcar: saiba como incluir aveia à dieta
Segundo Thayná Ramos, a fibra solúvel presente no ingrediente tem efeito direto na diminuição de colesterol e controle da glicemia
atualizado
Compartilhar notícia
A aveia é um alimento muito completo. Ela tem uma qualidade energética equilibrada e nutrientes indispensáveis para o corpo. De acordo com a nutricionista Thayná Ramos, a beta-glucana, fibra solúvel presente no ingrediente, tem efeito direto na diminuição de colesterol e controle da glicemia. “A aveia tem potencial para ajudar na redução da glicose no sangue, devido à quantidade de fibras que libera o açúcar aos poucos para o corpo, ajudando no diabetes, por exemplo”, diz.
Apesar dos benefícios incríveis proporcionados por esse alimento, algumas pessoas ainda têm dúvidas a respeito das vantagens de se consumi-lo e de suas contraindicações. Se você se enquadra nesse time, confira o que a especialista tem a falar sobre esse ingrediente queridinho entre profissionais da saúde e da nutrição:
Afinal, a aveia é uma boa opção para incorporar à dieta?
“Sim”, responde Thayná. A profissional conta que o alimento ajuda na saciedade, o que colabora muito com quem busca emagrecer, além de impulsionar o intestino a trabalhar de forma diária. Isso, sem contar com o potencial de reduzir a glicemia e o colesterol.
“Pela quantidade de fibras e sua versatilidade em receitas, aveia é uma ótima aliada para quem quer perder peso, já que seu consumo dá mais saciedade para quem está em um processo de redução de peso”, frisa.
Além da beta-glucana, mais nutrientes são encontrados no cereal, como antioxidantes, aminoácidos, fibras, zinco, ferro, magnésio, entre outros.
Indicações
Segundo a profissional, a aveia pode ser utilizada por todas as pessoas, dentro da quantidade adequada e focando na melhoria dos hábitos saudáveis. “O cereal, portanto, é um excelente aliado para quem busca ter um intestino saudável, mais saciedade e melhorar a qualidade de vida”, afirma Thayná.
Contraindicações
Por outro lado, pessoas com Síndrome do Intestino Irritável, Doença de Crohn ou com algum desconforto após o consumo do ingrediente devem evitá-lo, pois, de acordo com a nutricionista, a fibra pode acelerar o trânsito intestinal e causar inflamações e irritações, piorando os sintomas dessas doenças.
Formas de consumo
A aveia é disponibilizada no comércio de diferentes formas, como flocos, farelos ou farinha. Para Thayná, todas essas versões beneficiam a saúde, mas o farelo de aveia contém uma redução de calorias se comparado à aveia em flocos ou à farinha de aveia, bem como sua qualidade proteica e fibras são melhores que as demais.
O consumo do cereal pode ser feito por meio de receitas como panquecas e pães, substituindo algumas farinhas refinadas para preparação de bolos, ou juntamente com frutas e iogurtes, por exemplo. A nutricionista lembra, ainda, que o alimento contribui, inclusive, com a quantidade energética diária que o indivíduo necessita.
Se você é diabético e também tem dúvidas quanto ao uso do ingrediente, a profissional esclarece que a aveia é, sim, recomendada, mas com moderação, é claro, e ajustes no plano alimentar.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.