Romana Novais revela se as fases da lua interferem no corte de cabelo
Muitas pessoas acreditam que cortar o cabelo durante lua cheia ou crescente ajuda a dar mais volume e brilho às madeixas. Médica esclarece!
atualizado
Compartilhar notícia
Muitas pessoas acreditam que cortar o cabelo durante a lua cheia ou crescente ajuda a dar mais volume às madeixas, como também faz com que os fios cresçam mais fortes e com mais brilho. Essa crença é comum devido à influência da lua em muitos aspectos da natureza, a exemplo do mar. No corpo humano, não seria diferente, já que ele é composto por 70% de água. Mas será que, de fato, as fases da lua têm alguma relação com o crescimento capilar?
Em conversa com a coluna Claudia Meireles, Romana Novais, médica tricologista da Clínica Romana, frisa que embora haja muitas crenças populares sobre o assunto e diversas teorias de que cortar o cabelo em determinada fase da lua pode favorecer o crescimento ou trazer determinados benefícios, cientificamente não há evidências que comprovem essa relação.
“A ciência diz e explica por meio de estudos que as fases da lua não influenciam no desenvolvimento direto do nosso fio, pois cada cabelo tem o seu próprio ciclo de crescimento. Mas se você é uma pessoa que é adepta e acredita que a lua influencia o crescimento do cabelo, não tem problema nenhum se programar para fazer o corte em determinado período”, afirma.
De acordo com a especialista, diversos fatores podem estar associados ao crescimento capilar, como componentes genéticos, hormonais, nutrição, hábitos diários e até mesmo o estresse físico e emocional. “Além disso, doenças capilares e de couro cabeludo também podem afetar esse ciclo capilar”, informa.
Portanto, a médica ressalta que, quando há queixas de preocupações persistentes com o crescimento capilar, é sempre importante fazer uma avaliação completa do paciente para compreender o caso.
Quanto ao hábito de muitos cabeleireiros acreditarem nas fases da lua para fazer os cortes de seus clientes, Romana entende que isso se trata de uma combinação de tradição cultural e crenças que já estão enraizadas.
“Algumas pessoas podem encontrar um senso de conforto e conexão com rituais ligados a lua. Mesmo que não haja evidências científicas sólidas para apoiar essas crenças, a tradição e a experiência pessoal podem ser poderosas influências na maneira como os cabeleireiros abordam seu trabalho e a experiência do cliente”, argumenta.
Dicas para os fios nascerem saudáveis, por Romana Novais:
- Dieta balanceada: consumir alimentos ricos em vitaminas, minerais e proteínas, essenciais para a saúde do cabelo;
- Hidratação adequada: beber bastante água para manter o couro cabeludo hidratado;
- Evitar calor excessivo: reduzir o uso de ferramentas de calor, como secadores e chapinhas, que podem danificar os fios;
- Cuidado com produtos químicos: minimizar o uso de produtos químicos agressivos, como corantes e alisantes, que podem enfraquecer o cabelo;
- Corte regular: manter as pontas do cabelo cortadas regularmente para evitar pontas duplas e deixar uma aparência saudável;
- Usar produtos adequados: escolher shampoos e condicionadores adequados ao seu tipo de cabelo;
- Manter a consulta com a médica tricologista em dia.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.