Rico em proteína? Entenda por que você deveria comer mais brócolis
O consumo de brócolis também favorece a coagulação do sangue e a manutenção dos ossos. O vegetal é fonte da vitamina K
atualizado
Compartilhar notícia
Na infância, era comum ouvir dos pais: “Come brócolis que faz bem para a saúde”. Anos se passaram e, ao chegar na fase adulta, você descobriu que o alimento soma benefícios que contribuem desde a digestão até o sistema imunológico e cardíaco. Embora os vegetais sejam naturalmente pobres em proteína, a hortaliça do gênero Brassica oleracea “é uma das mais ricas” do macronutriente por porção de xícara, conforme destacou a nutricionista Mia Syn.
De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), uma xícara de brócolis cru picado tem 31 calorias e quase 3 gramas de proteínas, macronutriente que ajuda a construir e reparar músculos e tecidos. Esse valor corresponde a 7% da dose diária recomendada. O consumo do alimento também favorece a coagulação do sangue e a manutenção dos ossos por trazer na composição a vitamina K.
Pessoas com deficiência grave de vitamina K costumam ficar com hematomas e ter problemas de sangramento, já que o sangue demora para coagular. Outra questão resultante da falta da substância no organismo é o risco aumentado de desenvolver osteoporose. O consumo de brócolis tende a ser um “santo remédio” para as duas condições. Potente fonte de betacaroteno — um importante antioxidante capaz de melhorar a imunidade —, o vegetal verde-escuro contém sulforafano.
“Composto promotor da saúde”, o sulforafano pode auxilia no combate de doenças bacterianas e virais. Segundo a nutricionista, uma xícara de brócolis fornece 81 miligramas de vitamina C.
Com tantos ativos, a ingestão do alimento ajuda a evitar resfriados. As doenças cardiovasculares são as que mais matam no mundo e preveni-las requer adotar refeições saudáveis e consumir alimentos que beneficiem o coração, a exemplo da hortaliça do gênero Brassica oleracea.
Mia Syn explicou que o vegetal verde-escuro possui 288 miligramas de potássio, mineral essencial que age para manter a pressão arterial sob controle. Com a força que o sangue exerce contra a parede das artérias em índices adequados, o risco de derrames e doenças cardíacas reduz exponencialmente. Conhecido por ser fonte de fibras tanto solúvel quanto insolúvel, o brócolis contribui com a digestão e minimiza as chances de prisão de ventre.
Quem tiver a síndrome do intestino irritável deve limitar o consumo da hortaliça, conforme orientou Mia.
A nutricionista elucidou sobre a melhor maneira de preparar o alimento. “Como o brócolis contém muitos nutrientes solúveis em água, a exemplo da vitamina C, métodos de cozimento rápido, como cozinhar no vapor e até mesmo no micro-ondas, podem ajudar a reter mais nutrição, a cor verde vibrante e textura macia e crocante”, detalhou.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.