Ricardo Maia lista 8 regras para uma maquiagem de noiva perfeita
“O registro do grande dia fica para sempre. Por isso, todo o cuidado com a maquiagem é primordial”, diz o beauty artist
atualizado
Compartilhar notícia
Subir ao altar e dizer “sim” para o amor da sua vida é um sonho de muitas noivas. E realizar uma cerimônia de casamento é algo que exige um bom planejamento. Dentre os itens que compõem a organização do “grande dia”, estão os detalhes da festa, a lista de convidados e, é claro, a produção de beleza dos pombinhos.
Normalmente, a noiva passa por uma prévia de cabelo e maquiagem que serão feitos no dia do casório. É nessa etapa que ela decide como pretende ser vista diante do futuro marido e dos convidados que testemunharão a união. Pensando nisso, a Coluna Claudia Meireles entrevistou o empresário e beauty artist Ricardo Maia para descobrir quais são as oito regras essenciais no preparo de uma maquiagem de noiva. “O registro do grande dia fica para sempre. Por isso, todo o cuidado com a maquiagem é primordial”, diz o profissional, que atende esse público há mais de 30 anos.
Confira:
1 – Não siga modismos
Segundo o expert em beleza, é muito importante não seguir modismos, e sim ter uma referência do que está se usando e filtrar para que essa maquiagem, ao longo do tempo, não fique ultrapassada. “Tem que ser o máximo possível atemporal. A noiva tem que ver sua foto daqui a 20 anos e se sentir linda, como se fosse no próprio dia do casamento. Então seguir tendências sim, modismo não”, fala.
Ver essa foto no Instagram
2 – Não saia do padrão
Ricardo também aconselha não mudar o estilo pessoal no dia da cerimônia. “Se você está acostumada a usar uma maquiagem um pouco mais marcante, não mude isso no dia do casamento só porque estará de noiva”, sugere. De acordo com o beauty artist, cada pessoa deve seguir o seu estilo.
“Se você gosta de uma maquiagem mais forte, o profissional vai saber adequar isso ao grande dia, para não ficar pesado. Mas se você é mais minimalista e gosta de uma maquiagem mais natural, siga também essa tendência. Não é preciso se fantasiar no dia do seu casamento. É preciso ser quem você é!”, defende Ricardo Maia.
3 – Foque no preparo da pele
Para o maquiador, o mais importante na produção é a pele. Ele ensina que ela deve estar muito bem-feita, hidratada e sem oleosidade. O excesso de iluminador, por exemplo, segundo o especialista, pode acarretar em um efeito muito ruim, principalmente nas fotos. “O iluminador tem que ser usado com moderação e nos lugares certos”, declara.
Ver essa foto no Instagram
4 – Tenha cuidado com o batom escuro
Ricardo aprecia o batom forte ou de cor mais viva. Entretanto, ele lembra que o ideal para uma noiva é um batom mais nude ou rosa seco. “Tons como vermelho ou vinho podem ficar um pouco pesados, pois a noiva vai estar toda de branco”, alerta.
Além disso, o profissional destaca que essa opção deixa marcas nas taças, nos guardanapos e até mesmo nas pessoas, caso ela encoste o rosto em alguém. “Isso fica muito feio na festa e, de qualquer forma, vai precisar de mais retoques durante o evento”, explica.
5 – Use um bom fixador
Segundo o entrevistado, usar um bom fixador de maquiagem é essencial para equilibrar a oleosidade da cútis e manter o efeito intacto por mais tempo. Ele esclarece que, geralmente, a make de noiva não deveria exigir retoque durante o casamento.
“Maquiagem que precisa ser retocada é muito ruim, pois você perde mais tempo se retocando do que curtindo a festa. Afinal de contas, esse é o seu dia. Você não deveria se preocupar com isso”, orienta.
Ver essa foto no Instagram
6 – Combine a maquiagem com os tons de pele e cabelo
Ao contrário do que muitos podem pensar, a maquiagem da noiva não precisa combinar com a decoração da festa ou o buquê, por exemplo. “O ideal é fazê-la em tons que ficam bem com o tom de pele e do cabelo da pessoa. Seguindo essa regra você não vai errar”, indica.
7 – Escolha produtos à prova d’água
Ricardo Maia recomenda que os produtos à prova d’água sejam priorizados, para não haver surpresas durante o casório. “Sabemos que as noivas ficam muito emocionadas e choram. Então o certo é utilizar lápis, sombras, delineadores, sabes, entre outros cosméticos, à prova d’água.
Ver essa foto no Instagram
8 – Não deixe que a maquiagem mude sua feição
Para o expert em beleza, deve-se tomar cuidado com maquiagens que transformam o rosto da mulher. “Você precisa estar bem e bonita, e não diferente do que você é. Evite contornos muito fortes e maquiagens que podem te apagar, pois quando as pessoas te olharem, não irão te reconhecer”, alerta Ricardo Maia.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.