Revista Antenados comemora 24 anos com homenagem a Isabella Carpaneda
Isabella Carpaneda protagoniza a capa da Revista Antenados. A escritora de livros didáticos surge com Bebeto, mascote de alfabetização
atualizado
Compartilhar notícia
Idealizada pela comunicadora Beth Caomon, a Revista Antenados celebra 24 anos. Não é todo dia que uma publicação impressa completa mais de duas décadas de veiculação, e a forma encontrada pela fundadora para comemorar o sucesso foi trazer na capa a escritora de livros didáticos Isabella Carpaneda e o personagem Bebeto. O lançamento da edição ocorreu, na noite dessa terça-feira (13/8), em um badalado evento no restaurante Steak Bull.
Autoridades fizeram questão de prestigiar o evento dedicado a Isabella. É o caso dos deputados federais Eunício Oliveira (MDB-CE), Gilvan Maximo (Republicanos-DF) e Greyce Elias (Avante-MG). Amigos e familiares da escritora também compareceram ao evento, como o marido, Carlos Carpaneda; o filho, Erick Carpaneda; a nora, Renata Hanones Carpaneda; e as netas, Laura e Luiza.
Com mais de 200 livros didáticos publicados, Isabella ocupa a lista de escritores que são referência na educação brasileira. Especialista em língua portuguesa, a homenageada é a mente por trás de Bebeto, mascote virtual de alfabetização. Quando conheceu o projeto lúdico, Beth pensou em “unir as forças: do ensinar e aprender com a bagagem da mídia imprensa, que é a Revista Antenados”.
O casamento entre as duas potências deu certíssimo. Ao receber o convite, Isabella não hesitou em dizer sim sobre protagonizar a capa da revista que tem o slogan “A ideia jovem de Brasília”. Em entrevista à coluna Claudia Meireles, Beth teceu elogios para a escritora: “Essa edição está incrível, porque a Isabella é uma educadora peculiar e tem bagagem, além de todo o charme, elegância e ser muito querida”.
Bebeto, mascote virtual de alfabetização
Ao conversar com a coluna, Isabella Carpaneda define o último ano como o “mais trabalhoso da vida” e “gratificante” por ter iniciado, com total sucesso, o projeto do Bebeto. “Eu sempre escrevi meus livros quietinha na minha sala. Do jeito que eu ia para a academia, ia para a minha sala escrever e ficava até às 19h, 20h”, compartilha. Ela confessa que o mascote de alfabetização exige um novo desempenho.
“O Bebeto exige a rede social, como o Instagram, o YouTube, então tem de ter as gravações. Fora isso, existem as músicas do personagem, que eu quem crio e é realmente trabalhoso, mas é a parte mais prazerosa”, enfatiza a homenageada da noite. Isabella prossegue: “Foi o ano mais trabalhoso e mais gratificante da minha vida”.
Na avaliação de Isabella, começar o projeto do Bebeto a influenciou a sair “totalmente” da zona de conforto. “Agora é preciso preparar um conteúdo para realmente satisfazer os anseios de uma professora que quer saber como vai automatizar uma criança que dispõe de maior dificuldade de aprendizado”, salienta a escritora.
Veja os highlights do evento:
Quando lançou o Bebeto nas redes sociais, Isabella ficou surpresa com a procura por parte de fonoaudiólogos e psicólogos. Esses profissionais encontraram no mascote de alfabetização uma alternativa para ajudar os pacientes atípicos ou com alguma condição que afeta o processo de aprendizagem.
“O Bebeto começou a ajudar muito por ser bastante lúdico. A propagação dele acabou vindo pelos fonoaudiólogos, que viram o potencial dele. O projeto foi crescendo assim de um dia para o outro. Ele começou a crescer por si só, pelas postagens e adesão das professoras ao projeto”, esclarece a escritora. Ela acrescenta: “Eu estou muito feliz”.
Isabella conta que não criou o mascote tendo como foco crianças atípicas, mas ao saber que o personagem tem contribuído para a alfabetização desse grupo infantil, sente-se imensamente honrada. “Com o Bebeto dá para alfabetizar em poucos meses. Ele é maravilhoso e eu o amo”, confidencia a escritora de livros didáticos à coluna.
Abaixo, confira uma galeria com fotos dos livros didáticos desenvolvidos por Isabella Carpaneda:
Confira como foi o evento pelo olhar da fotógrafa Wey Alves:
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.