metropoles.com

Revelado! Planos para o funeral da rainha Elizabeth vazam pela 1ª vez

Documentos detalham a megaoperação de 10 dias, batizada de London Bridge, que deve começar nas horas seguintes à morte da rainha

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Sean Gallup/Getty Images
Rainha Elizabeth II
1 de 1 Rainha Elizabeth II - Foto: Sean Gallup/Getty Images

A rainha Elizabeth II é o símbolo máximo da coroa britânica e a pessoa que reina a mais tempo na história. Nesta sexta-feira (3/9), foram revelados documentos detalhados com o protocolo completo dos 10 dias de funeral da monarca. A operação foi batizada de London Bridge (Ponte de Londres, em inglês), em referência a um dos principais símbolos da Inglaterra.

Aos 95 anos, a rainha está com boa saúde e prestes a completar 70 anos no trono. A antecipação dos protocolos das cerimônias é uma tradição da monarquia. O príncipe Philip, por exemplo, havia deixado todos os desejos para a cerimônia após sua morte registrados.

8 imagens
A rainha Elizabeth II subiu ao trono em 1952, após a morte de seu pai, George VI
A soberana está há 70 anos no comando da monarquia britânica
Pela lei, Charles ascenderá ao trono quando a mãe morrer ou abdicar
Elizabeth com o primogênito, quando ainda era princesa
Elizabeth estudou em casa
1 de 8

Aos 95 anos, morre Rainha Elizabeth II, na Inglaterra

Max Mumby/Indigo/Getty Images
2 de 8

A rainha Elizabeth II subiu ao trono em 1952, após a morte de seu pai, George VI

Victoria Jones - WPA Pool/Getty Images
3 de 8

A soberana está há 70 anos no comando da monarquia britânica

Alastair Grant - WPA Pool/Getty Images
4 de 8

Pela lei, Charles ascenderá ao trono quando a mãe morrer ou abdicar

Paul Edwards - WPA Pool/Getty Images
5 de 8

Elizabeth com o primogênito, quando ainda era princesa

Mirrorpix/Mirrorpix/Mirrorpix via Getty Images
6 de 8

Elizabeth estudou em casa

Lisa Sheridan/Studio Lisa/Getty Images
7 de 8

A monarca é apaixonada por cães e cavalos

Hulton-Deutsch Collection/CORBIS/Corbis via Getty Images
8 de 8

Rainha e Philip em mais uma viagem

Peter Steffen/picture alliance via Getty Images

De acordo com o novo documento vazado pelo site Politico, que teve acesso aos memorandos secretos sobre a operação, os planos do governo inglês foram revistos com urgência recentemente, levando em consideração a pandemia. Ele detalha tudo o que deve ocorrer desde as horas seguintes à morte de Elizabeth II até o funeral na Abadia de Westminster.

Dia D

O data da morte da rainha será conhecido em Whitehall como o “Dia D”. Neste dia, o príncipe Charles, primeiro na linha de sucessão ao trono, deverá fazer um discurso à nação em uma transmissão ao vivo na TV, às 18h.

A página principal do site da família real se tornará uma tela preta, confirmando a morte da rainha, bem como ocorreu quando o príncipe Philip faleceu.

Rainha Elizabeth, Meghan Markle com príncipes Charles e Harry
Em 2018, rainha Elizabeth e Meghan Markle com os príncipes Charles e Harry na varanda do Palácio de Buckingham

O primeiro-ministro, por sua vez, deverá ser o primeiro membro do governo a fazer um pronunciamento, após ser informado pelo cortesão mais graduado do Palácio de Buckingham.

Os ministros, políticos e funcionários públicos de alto escalão receberão uma ligação e um e-mail com os dizeres: “Caros colegas, é com tristeza que escrevo para informá-los da morte de Sua Majestade, a Rainha”. Eles serão instruídos a não comentar até que o primeiro-ministro faça uma declaração.

As bandeiras serão colocadas a meio mastro dentro de 10 minutos do anúncio e os membros do Parlamento deverão ficar de pé. Às 18h, o Parlamento deverá fazer uma audiência com o novo rei Charles. A sucessão tem o codinome Operação Spring Tide.

Cronograma

Às 10h do dia seguinte à morte da rainha, Charles será proclamado novo rei pelos membros do Conselho de Adesão. Uma proclamação será lida no Palácio de St. James e no Royal Exchange.

Em seguida, o caixão da rainha será devolvido ao Palácio de Buckingham. Se ela não estiver em Londres no momento da morte, ele será recebido pelo primeiro-ministro e membros do gabinete.

No terceiro dia após o anúncio, Charles inicia uma turnê pelo Reino Unido para visitar a Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Na primeira parada, ele deve participar de uma missa na Catedral de St Giles, em Edimburgo. Já no dia seguinte, Charles segue para a Irlanda do Norte para mais eventos religiosos.

No quinto dia, será realizada uma procissão entre o Palácio de Buckingham e o Parlamento, com uma cerimónia fúnebre. Depois disso, o público terá autorização para visitar o caixão da rainha.

Nos dias mais próximos ao funeral, serão realizados ensaios para a procissão enquanto Charles visita o Parlamento galês.

O funeral da rainha Elizabeth está programado para ocorrer dez dias após a morte da monarca
Funeral

O funeral será realizado na Abadia de Westminster, no décimo dia após a morte da rainha Elizabeth II. Todo o Reino Unido deverá prestar homenagem a ela com dois minutos de silêncio ao meio-dia. A data será oficializada como o Dia Nacional de Luto.

Uma cerimônia oficial será realizada na St. George’s Chapel, localizada no Castelo de Windsor, onde a monarca será sepultada na Capela Memorial do Rei Jorge VI.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?