Renatinha Costa abre o jogo sobre dieta, rotina fitness e estética
Em entrevista ao Metrópoles, a personal trainer falou sobre as tendências de exercícios para 2019 e dicas para arrasar na musculação
atualizado
Compartilhar notícia
![Brasilia(DF), 19/01/2019, Dicas de exercicios com Renata Costa Local: Asa Sul, Julia Bandeira / Especial para o Metrópoles](https://uploads.metroimg.com/wp-content/uploads/2019/01/29162355/190117JB-Dicas-de-exercicios-com-Renata-Costa-022.jpg)
Renatinha Costa já virou celebridade em Brasília. Dona de uma silhueta definida e um carisma magnético, a personal trainer é também palestrante e consultora fitness.
Apaixonada por musculação e lifestyle saudável, ela bateu um papo com o Metrópoles sobre sua rotina de treinos, os exercícios que estarão com tudo em 2019 e a vida pessoal em meio às fotos ousadas que compartilha em suas redes sociais.
![Julia Bandeira / Especial para o Metrópoles](https://uploads.metroimg.com/wp-content/uploads/2019/01/29162716/190117JB-Dicas-de-exercicios-com-Renata-Costa-009.jpg)
Como foi seu início no universo fitness?
Acho que foi na barriga da minha mãe (risos). Eu comecei a frequentar a sala de musculação aos 13 anos, mas sempre estive ligada aos esportes. Desde criança fazia aula de karatê e natação. Meu primeiro emprego foi como recepcionista de uma academia.
Qual a sua rotina de pré e pós-treino?
Trinta minutos antes do treino eu consumo carboidratos. Atualmente, eu tomo um shake de banana e aveia com glutamina e BCAA, para dar força nos treinos pesados. Após a atividade física, eu bebo um shake de Whey Protein. Nos períodos em que estou competindo, costumo comer uma proteína com legumes no almoço e jantar. Já tive uma dieta em que comia salmão com aspargos logo pela manhã!
Qual é a melhor combinação entre exercícios aeróbicos e musculação?
Depende do objetivo de cada um. Por exemplo, se o aluno quer maior queima calórica, é melhor priorizar os exercícios cardiovasculares. Se o desejo é ganhar massa muscular, então é melhor fazer a musculação primeiro para não deixar os músculos cansados. Pessoalmente não sou muito fã de exercícios aeróbicos. Só faço transport quando necessário e sempre indico aos meus alunos que façam escada para uma maior perda de calorias.
Qual a quantidade ideal de treinos por semana?
Todo mundo acha que eu fico na academia treinando duas a três horas por dia, mas meu treino é de 40 minutos. É intenso e tenho um dia de folga. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 30 minutos, três vezes por semana. É um total de uma hora e meia por semana. Se o meu cliente fala que não tem tempo, eu oriento que ele vá duas vezes durante a semana e no sábado.
O que você acha do aumento do consumo de alimentos glúten free e lactose free e das dietas restritivas?
Virou uma espécie de paranoia. A pessoa deve se informar com um profissional especializado para saber se realmente tem ou não uma restrição ao alimento antes de cortar da dieta. Não é por que o alimento é glúten free que é saudável. Basta conferir os ingredientes… muitas fórmulas são ricas em farinha e açúcar.
Qual o seu guilty pleasure?
Meu pecado favorito é um pacote de biscoito Passatempo. Nem compro, porque quero comer todo de uma vez só.
E o álcool? Como você administra na sua dieta?
No começo do relacionamento com o meu marido, bebíamos muito. Eram quatro garrafas de espumante em uma noite. Eu treinava pesado e não via melhora no meu corpo; ficava inchada e com pouca definição. Agora, está sob controle. Bebo duas taças de espumante, três vezes ao mês e estou satisfeita.
Como manter os treinos em meio a viagens?
Viajo muito ao longo do ano por conta das palestras que ministro sobre musculação feminina. Costumo levar o meu TRX, acessório para treinamento de suspensão em corda, e faço atividade normalmente.
Você faz algum procedimento estético?
Eu alio o tratamento de velashape com a academia, o treinamento de força e uma alimentação saudável. Antigamente não sentia necessidade, mas ao completar 30 anos entendi que precisava. Nessa idade, a pele e composição corporal mudam, e o tratamento estético me ajuda na prevenção da flacidez.
Você tem mais de 2 milhões de seguidores no Instagram e posta fotos sensuais. Seu marido apoia e curte?
Tenho todo tipo de fotos, inclusive as sensuais. Meu marido é extremamente tranquilo e não é ciumento. Ele até me ajuda a escolhê-las.
Algum projeto para o futuro?
Estou bem empolgada com um projeto inovador de treinamento físico, mas que ainda não posso revelar totalmente. Será disponibilizado numa plataforma bem acessível e vou lançar ainda neste ano. Também vou dar aulas de pós-graduação sobre musculação para a mulher e gostaria de explorar mais a área da comunicação.
Qual tipo de treino será tendência nas academias em 2019?
Treinamentos que promovam prazer, como as aulas coletivas com música e animação. Elas já são muito procuradas nas academias. Como as pessoas têm cada vez menos tempo, as aulas rápidas e eficientes, como os circuitos de HIIT, também estão em alta.
Que dica você dá para quem está começando a malhar?
Tente encontrar aquilo que você tenha prazer em fazer. Vá à sala de musculação e tente perceber se tem alguma identificação com o esporte. Faça uma série, uma aula coletiva, natação, até encontrar o que te dê prazer, porque é isso que vai te fazer ter constância e trazer resultado.
Renatinha compartilhou com o Metrópoles um treino localizado para pernas e glúteos: