metropoles.com

Rei da Dinamarca toma medida após Trump insistir em comprar ilha

Após Donald Trump voltar a demonstrar interesse na Groenlândia, o rei Frederik da Dinamarca lançou brasão com destaque para o território

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Rei Frederik e Donald Trump
1 de 1 Rei Frederik e Donald Trump - Foto: Getty Images

Após o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, demonstrar interesse em comprar a Groenlândia, o rei Frederik X da Dinamarca lançou uma versão atualizada do brasão real com a região desejada pelo norte-americano e as Ilhas Faroé com mais destaque — ambos são territórios autônomos do Reino da Dinamarca. Nessa terça-feira (7/1), Trump ainda disse não descartar uma ação militar para assumir o controle da ilha.

No antigo brasão, os dois territórios autônomos compartilhavam o mesmo campo na arte. Agora, na versão lançada semana passada, tem um urso polar, que simboliza a Groenlândia, e um carneiro, ícone das Ilhas Faroé, em espaços diferentes, com destaque.

Novo brasão da Dinamarca
Mudança no brasão da Dinamarca

Apesar da coincidência, o governo dinamarquês não se pronunciou acerca das intenções de Trump. A declaração da Comunidade Dinamarquesa destacou apenas o status constitucional do relacionamento entre a Dinamarca, as Ilhas Faroé e a Groenlândia.

Localização estratégica

Maior ilha do mundo, a Groenlândia é um território estratégico para a defesa dos Estados Unidos. Além de estar localizada na rota mais curta da América do Norte para a Europa, o local também abriga a Base Espacial Pituffik, a mais setentrional dos Estados Unidos.

Em artigo publicado pelo Centro de Estudos Internacionais e Estratégicos, os pesquisadores Heather A. Conley e Jon Rahbek-Clemmensen afirmaram que a Base Espacial Pituffik, localizada a menos de 1.600 quilômetros do Polo Norte, conta com instalações de radar importantes para o sistema de defesa antimísseis americano.

“Os aeroportos e portos baseados na Groenlândia podem se tornar pontos de apoio cruciais para patrulhas marítimas e aéreas no Atlântico Norte, enquanto os sistemas de detecção de submarinos podem ser instalados ao longo da costa”, destacaram Heather A. Conley e Jon Rahbek-Clemmensen.

Mais uma coincidência?

Enquanto o presidente eleito dos Estados Unidos falava sobre as intenções de adquirir a ilha, Donald Trump Jr., o filho mais velho do político, fazia uma visita à Groenlândia. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores dinamarquês, a ida do herdeiro foi anunciada apenas um dia antes da viagem ser feita.

Além disso, no início de janeiro, Trump afirmou que “a propriedade e o controle” da ilha “são uma necessidade absoluta” em mensagens no Truth Social. A base americana e a localização estratégica não são os únicos benefícios almejados, o espaço também tem reservas de petróleo e gases naturais.

3 imagens
Donald Trump venceu a eleição presidencial dos Estados Unidos em 6 de novembro
Trump é o primeiro ex-presidente dos EUA a ser condenado por crimes
1 de 3

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, tomará posse no dia 20 de janeiro em Washington D.C.

Reprodução
2 de 3

Donald Trump venceu a eleição presidencial dos Estados Unidos em 6 de novembro

Chip Somodevilla/Getty Images
3 de 3

Trump é o primeiro ex-presidente dos EUA a ser condenado por crimes

Spencer Platt/Getty Images

Apesar da insistência do governante americano, após as recentes postagens, o governo dinamarquês anunciou um investimento de cerca de € 1,3 bilhão (mais de R$ 8 bilhões) na defesa da Groenlândia. “A Groenlândia é nossa. Não estamos, e nunca estaremos, à venda. Não perderemos nossa longa luta pela liberdade”, disse o primeiro-ministro da região, Mute Egede, em comunicado.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?