Rei Charles III envia carta a cacique Raoni em encontro com lideranças
O monarca britânico parabenizou o cacique por sua contribuição na luta pela defesa do meio ambiente
atualizado
Compartilhar notícia
O rei Charles III do Reino Unido enviou uma carta ao cacique Raoni Metuktire. A mensagem foi entregue por Melanie Hopkins, representante do governo britânico, e lida durante o evento de encontro das lideranças ‘guardiãs da Mãe Terra’, realizado na Aldeia Piaraçu, em São José do Xingu, Mato Grosso.
Reconhecido internacionalmente pela defesa dos direitos indígenas, Raoni foi parabenizado por Charles III. “Sua voz tem sido fundamental no Brasil e no mundo em esforços para preservar a Amazônia e no apoio a todos os povos indígenas”, afirma o rei na carta.
Em outro trecho da carta, Charles III lembrou o primeiro contato que teve com Raoni, e voltou a declarar sua visão sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente. “Testemunhei, em primeira mão, os primeiros impactos do desmatamento e mudanças climáticas na floresta tropical, bem como nos povos e nas comunidades indígenas que ali residem. Também me lembro com apreço o nosso encontro no magnífico Jardim Botânico do Rio de Janeiro”, conta Charles III.
O monarca britânico conheceu Raoni em 2009, e na ocasião demonstrou sua preocupação com as mesmas causas que marcam a trajetória do cacique. Charles III considera que o Brasil ocupa posição central para a preservação da natureza e para o combate às mudanças climáticas.
O governo britânico também colaborou financeiramente para a realização do evento por meio do Programa REDD for Early Movers (REM).