Rei Charles faz homenagem e quebra tradições em 1º discurso de Natal
Charles rompeu com algumas tradições ao fazer o primeiro discurso de Natal como rei. Ele homenageou a mãe, a falecida rainha Elizabeth
atualizado
Compartilhar notícia
Rei do Reino Unido desde setembro, Charles fez o primeiro discurso de Natal como líder da Coroa britânica na noite desse sábado (24/12). Gravada em 13 de dezembro, a mensagem rompeu com protocolos levados à risca pela falecida rainha Elizabeth II. Ele optou por filmar o pronunciamento na Capela de São Jorge, onde seus pais estão enterrados. Anteriormente, os cômodos do Palácio de Buckingham serviam de cenário para a ocasião.
Os súditos esperavam que Charles homenageasse a falecida mãe no discurso, como ele bem fez. O rei frisou que o Natal é “uma época particularmente comovente para todos nós que perdemos entes queridos”. A rainha Elizabeth morreu, aos 96 anos, em setembro. O soberano agradeceu a quem o enviou mensagens de condolências “profundamente tocantes” após a partida da matriarca da dinastia Windsor.
Charles comentou que a família real recebeu “amor e simpatia” das pessoas depois da morte de Elizabeth. O rei destacou se basear na “fé em Deus” e na “fé nas pessoas”. Imagens de integrantes da realeza, como William e Kate Middleton, apareceram na tela enquanto o monarca falava. Ao longo do discurso, o soberano prestou homenagens ao setor público, profissionais de saúde e instituições de caridade.
O rei elogiou os profissionais pelo trabalho realizado enquanto o Reino Unido enfrenta uma crise de custo de vida. Antes de encerrar, Charles lembrou de uma visita a Belém, cidade onde Jesus nasceu. “É nesta luz que dá vida e com a verdadeira humildade que reside em nosso serviço aos outros que acredito que podemos encontrar esperança para o futuro. Vamos, portanto, celebrá-lo juntos e apreciá-lo sempre”, completou.
O discurso terminou com uma interpretação da canção Little Town of Bethlehem pelo coral da Capela de São Jorge. Charles usou a letra para citar a “crença da falecida rainha no poder daquela luz”.
Vale lembrar que as mensagens de Elizabeth costumavam ser gravadas no Palácio de Buckingham. Por conta da pandemia de coronavírus, a filmagem aconteceu no Castelo de Windsor em 2020. No ano passado, foi em Sandringham House.
Vazamento do discurso
De acordo com o portal britânico Express, o primeiro discurso de Natal do rei Charles vazou on-line horas antes de ir ao ar no Reino Unido. Em pouco mais de cinco horas, a mensagem do rei chegou a ser vista mais de 113 mil vezes.
Porta-retratos com fotos de membros da realeza não ganharam protagonismo na tela do discurso de Charles, detalhe comum usado por Elizabeth nas filmagens.
Ver essa foto no Instagram
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.