Rei Charles alterou planos do funeral da rainha para driblar sujeira
O primogênito de Elizabeth II usou o poder de soberano para alterar a programação e evitar uma situação embaraçosa, segundo tabloide
atualizado
Compartilhar notícia
A rainha Elizabeth II morreu pacificamente no último dia 8. Com o falecimento da monarca, entrou em ação a Operação London Bridge, um cronograma planejado desde 1960 com as ações do Palácio de Buckingham e do governo britânico para a morte da majestade. Entretanto, o rei Charles III usou o poder de soberano para alterar a programação e evitar uma situação embaraçosa, conforme revelou o portal Mail on Sunday.
Segundo apurou o tabloide britânico, Charles mudou de última hora a organização de uma procissão para que os membros da dinastia Windsor não pisassem em esterco de cavalo. Em um cortejo que seguiu o caixão da rainha pelo Wellington Arch, o rei Charles deveria acompanhar a cavalaria a pé com os irmãos — Anne, Andrew e Edward — e os filhos William e Harry, além de outros parentes.
Vislumbrando um episódio constrangedor, o rei descartou os planos já definidos. Ele ordenou que os animais andassem atrás da realeza. “Nos dias que antecederam o último dia do funeral, Charles sentiu que não seria visto adequadamente. Ele deveria estar a cavalo ou, se estivesse andando, a cavalaria deveria recuar”, declarou uma fonte ao Mail on Sunday.
“Também havia a questão de ‘o novo rei acabaria tendo que evitar o esterco de cavalo’, o que obviamente não seria apropriado”, confessou o mensageiro. Na avaliação do portal Express, Charles foi inteligente e tomou uma boa decisão, pois as bandas e os oficiais militares ao longo do cortejo fúnebre “foram obrigados a passar por cima” das fezes dos animais.
Ao redor da Abadia de Westminster, onde ocorreu um culto religioso para os familiares da falecida majestade, chefes de Estado e líderes mundiais, as ruas foram cobertas de areia. O preparativo teve como objetivo garantir que os cavalos e as carruagens estivessem estáveis e não escorregassem durante o cortejo. A cerimônia marcou o fim do funeral de Elizabeth, no último dia 19.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.