Realeza não avisa Harry, que soube da morte do avô Philip pela polícia
Conforme apurou o tabloide The Mirror, Harry só soube do falecimento de Philip 1 hora antes do comunicado oficial do Palácio de Buckingham
atualizado
Compartilhar notícia
O rompimento da realeza com os duques de Sussex ganha mais um capítulo. Nessa sexta-feira (28/5), o TMZ publicou que Harry só soube da morte do avô paterno, o príncipe Philip, após a polícia precisar aparecer na casa onde ele mora em Santa Bárbara, em Los Angeles. De acordo com o portal norte-americano, os integrantes da família real não telefonaram para dar a notícia ao caçula de Diana e Charles. Conforme apurou o tabloide The Mirror, ele só soube do falecimento 1 hora antes da publicação da nota oficial.
Antes de os guardas comunicarem o príncipe sobre o falecimento de Philip, a embaixada dos Estados Unidos tentou contatar o duque de Sussex por meio de chamadas telefônicas, porém, não obteve sucesso, às 3h, devido ao horário. Ao que tudo indica, ele dormia no momento. O jornal escreveu que funcionários da delegação ligaram “desesperadamente” e decidiram entrar em contato com o xerife da cidade após a série de telefonemas não serem correspondidas.
Por conta da urgência, um representante da embaixada dos EUA teria telefonado ao Departamento de Xerife de Santa Bárbara, pedindo que um oficial fosse até ao lar dos duques de Sussex para informá-los da morte do marido da rainha Elizabeth II. Duque de Edimburgo, Philip faleceu aos 99 anos, no dia 9 de abril. Segundo TMZ, um segurança de Harry e Meghan atendeu o policial na porta da propriedade e deu o recado. “A nota de chamada diz que foi um pedido de serviço da embaixada dos Estados Unidos em Londres”, afirmou o guarda.
A maior preocupação da embaixada dos Estados Unidos era que Harry soubesse da morte do avô paterno pela mídia, por isso, os colaboradores da delegação se apressaram e utilizaram os meios viáveis para informá-lo antes do amanhecer. Não se sabe se o príncipe não quis atender às ligações ou se estava dormindo. O Palácio de Buckingham divulgou o comunicado oficial ao meio-dia no Reino Unido, no caso, 4 horas da madrugada em Los Angeles. A diferença entre o fuso horário da Inglaterra e a cidade norte-americana é de 8 horas.
Dias depois, o príncipe Harry usou o perfil no Instagram da instituição filantrópica que comanda, a Fundação Archewell, para homenagear o avô. Ele descreveu Philip como um “mestre do churrasco, lenda da brincadeira e atrevido até o fim”. Também acrescentou: “Ele era autenticamente ele mesmo, com uma sagacidade seriamente afiada e podia prender a atenção de qualquer sala devido ao seu charme — e também porque você nunca sabia o que ele diria a seguir. Será lembrado como o consorte reinante mais antigo da monarquia, um soldado condecorado, um príncipe e um duque”.
Com a notícia da morte do príncipe Philip, Harry decidiu voltar ao Reino Unido para o funeral do avô. Ele não pisava no país de origem desde que abdicou do cargo sênior na realeza em janeiro de 2020. Meghan Markle não pôde acompanhar o marido na viagem por ordens médicas. Ela está grávida de uma menina. A criança está prevista para nascer em junho. O porta-voz do duque de Sussex e a embaixada dos EUA não quiseram comentar a reportagem do TMZ.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.