Raspar a língua: por que a técnica é importante para a saúde?
A raspagem faz parte da medicina milenar ayurvédica e tem como principal objetivo eliminar bactérias, fungos e toxinas
atualizado
Compartilhar notícia
Escovar os dentes é um hábito matinal comum, mas você já se perguntou qual a importância de raspar a língua? Saiba que a ação é uma grande aliada para evitar o mau hálito e melhorar a saúde do intestino.
Em entrevista à Coluna Claudia Meireles, a nutricionista Andrezza Botelho explica que “a raspagem do órgão muscular aumenta a produção de saliva e melhora o processo digestório, pois a digestão começa pela boca, na mistura dos alimentos triturados com as enzimas salivares”.
“Segundo a medicina ayurvédica, o sistema digestório, no processo de ‘limpeza noturna’, trabalha para eliminar toxinas que se concentram na língua, formando aquela placa esbranquiçada ou amarelada. Se elas não forem eliminadas, são reabsorvidas pelo organismo”.
Andrezza Botelho, nutricionista
Não à toa, todo dia ao acordar, a musa fitness Mari Nóbrega, de Brasília, raspa a língua e toma um shot detox.
A ayurveda faz parte da medicina alternativa e tem origem na Índia. O seu foco não é apenas no físico, mas a harmonia entre o corpo, a mente e a alma. Dentre algumas das suas recomendações, está a raspagem da língua, que tem como principal objetivo eliminar bactérias, fungos, toxinas e outros resíduos. Segundo a terapia indiana, a técnica deve ser feita ao acordar, antes mesmo de tomar um copo de água, para não ingerir a saburra (placa esbranquiçada) acumulada.
De acordo com a dentista Heloísa Crisóstomo, a limpeza deve ser feita no fim da escovação, com um raspador ou a própria escova de dente.
“A remoção da saburra pode ser feita de diversas maneiras. Na ayurveda, é indicado o raspador de cobre por ser naturalmente antibacteriano. Então, entre todas as alternativas disponíveis atualmente, eu indico essa, pois é mais fácil de higienizar, não desgasta e não acumula a placa removida. O movimento é de varredura, removendo para a ponta da língua e, em seguida, para fora do corpo”, explica a profissional, que reforça a importância dessa higienização para a saúde independente da crença pessoal.
A ação não tem contraindicação, efeito colateral ou riscos. Crianças, jovens e adultos podem fazê-la. A única recomendação de Andreza é para que pessoas com refluxo e sensibilidade a enjoo avaliem o uso do raspador.
“Apenas é necessário ter cuidado na hora de fazer para não machucar a língua, no caso, colocar muita força. Também é importante observar se o raspador apresenta alguma irregularidade que possa lesionar. Em casos de dor, sangramento e inchaço, procure um dentista”, finaliza a nutricionista.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram