Rainha rompe pela 1ª vez tradição sagrada em 70 anos de reinado
Médicos da família real orientaram a soberana a não viajar “sem necessidade”. Elizabeth está com 96 anos
atualizado
Compartilhar notícia
De férias no Castelo de Balmoral, situado na Escócia, a rainha Elizabeth não viajará até Londres para se despedir do primeiro-ministro Boris Johnson e recepcionar o novo empossado no cargo na sede da monarquia, na próxima semana. A majestade britânica receberá o político deposto e o futuro premier na propriedade em que desfruta de dias sabáticos. Com 96 anos, a monarca tem enfrentado problemas de saúde e de mobilidade. Médicos da família real orientaram a soberana a não viajar “sem necessidade”.
Após receber Johnson, Elizabeth dará às boas-vindas a Rishi Sunak ou Liz Truss. Ambos disputam o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido. A votação, que revelará qual dos dois políticos assumirá o papel, está prevista para encerrar nesta sexta-feira (2/9). O resultado oficial será anunciado somente três dias depois. Segundo um porta-voz da Coroa britânica, a rainha fará uma audiência com o novo premier na próxima terça-feira (6/9).
“A cerimônia marcará a primeira vez que um novo primeiro-ministro foi nomeado longe do Palácio de Buckingham durante o reinado de 70 anos da rainha”, escreveu o portal The Mirror em um artigo.
De acordo com o The Mirror, o veredito da majestade em sediar a reunião na Escócia foi tomada com antecedência para “dar certeza ao diário de Jonhson”. “Se a rainha tiver um problema de mobilidade episódica na próxima semana e o plano fosse viajar, isso teria levado a arranjos alternativos no último minuto”, apurou o tabloide. Recentemente, Elizabeth cancelou eventos tradicionais a fim de resguardar a saúde. Em outubro, ela ficou internada ao longo de uma madrugada.
Especialista em assuntos da dinastia Windsor, Robert Hardman concedeu entrevista ao portal Express. Ele disse que os novos planos para Balmoral deixam em evidência a saúde debilitada da soberana de 96 anos. “Uma viagem relativamente curta pode cansá-la por vários dias”, comentou. Como manda o protocolo, Elizabeth “tradicionalmente realiza audiências com premiers de saída e entrada no Palácio de Buckingham”, explicou.
Fontes disseram ao expert real que a rainha Elizabeth não sofre com condições médicas novas ou específicas, entretanto a majestade “continua achando mais difícil se mover confortavelmente”. “Ela está de excelente humor e adorou estar cercada pela família nas últimas semanas. Balmoral tem sido um excelente restaurador, como sempre”, frisou Hardman. A propriedade é um dos redutos favoritos da matriarca da dinastia Windsor.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.