Rainha pode levar três meses para se recuperar de problema na coluna
A idade da rainha por interferir na reabilitação, conforme explicou um médico. Elizabeth está com 95 anos
atualizado
Compartilhar notícia
A rainha Elizabeth II não pôde comparecer ao Domingo de Memória, em Londres, por conta de uma entorse na coluna, conforme anunciou o Palácio de Buckingham no domingo (14/11). De acordo com um médico entrevistado pelo The Sun, a monarca deverá levar três meses para se recuperar totalmente do mal-estar nas costas. Um comunicado da Coroa britânica afirmou que a soberana está “bem”.
Cirurgião ortopédico do Gloucestershire Hospitals Foundation Trust, Yousaf Shan escreveu ao The Sun que normalmente leva de duas a seis semanas para alguém apresentar melhoras desse problema de saúde. Entretanto, no caso da rainha, o período pode levar o dobro de tempo, por ela ter 95 anos. O especialista em coluna parabenizou a monarca pela decisão de retirar-se da solenidade em homenagem às vítimas da Primeira Guerra Mundial.
“Absolutamente certa”, destacou o médico. Na avaliação dele, se a rainha tivesse ido ao evento implicaria em ficar em pé por horas e, consequentemente, colocaria mais pressão nas costas. Também interfere na reabilitação o grau da entorse de Elizabeth. Ele explicou que a condição pode ter ocorrido pela primeira vez ou se transformado em uma condição de longo prazo de “vai e vem”.
Segundo Shan, a soberana britânica provavelmente deve usar loções anti-inflamatórias e analgésicos para amenizar a dor. “É importante ter uma estratégia adequada em mente para sua recuperação”, frisou o cirurgião ortopédico. Na quinta-feira (11/11), o Palácio de Buckingham confirmou a presença da rainha no Domingo de Memória. Três dias depois, emitiu um comunicado em que revelou a entorse nas costas.
“A rainha, depois de torcer as costas, decidiu esta manhã com grande pesar que não poderá comparecer ao culto do Domingo de Memória no Cenotáfio de hoje. Sua majestade está desapontada por perder o culto. Como nos anos anteriores, uma coroa de flores será colocada em nome de sua majestade pelo príncipe de Gales [Charles]”, escreveram na nota.
O estado de saúde de Elizabeth tem protagonizado as manchetes desde o mês passado. Os médicos da realeza ficaram em alerta quando a monarca apareceu em dois eventos com uma bengala. Os profissionais de saúde a obrigaram a parar de beber e cancelar a agenda de viagens. Nos dias seguintes, a soberana precisou ser hospitalizada por uma madrugada para “investigações preliminares”. Na última aparição, a rainha foi vista dirigindo.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.