Rainha falta a evento. Especialista prevê início do reinado de Charles
Com o vazio deixado pela majestade, especialista prevê uma dança das cadeiras na monarquia e o início do reinado do príncipe Charles
atualizado
Compartilhar notícia
Pela primeira vez em 59 anos, a rainha Elizabeth não esteve presente na cerimônia de abertura do Parlamento britânico, em razão de problemas de “mobilidade episódica”. No lugar da monarca, compareceram Charles e William. O primeiro encabeça a linha sucessória do trono. Com o vazio deixado pela majestade, um especialista acredita que este fato prenuncia uma dança das cadeiras na monarquia e o início do reinado do príncipe de Gales.
Expert em questões da dinastia Windsor do portal Express, Paul Baldwin escreveu um artigo intitulado: “Vimos a história feita hoje quando o príncipe Charles se tornou o ‘rei Charles”. O herdeiro da Coroa britânica substituiu a mãe, de última hora, na leitura do discurso de abertura dos trabalhos do Parlamento. Elizabeth não pôde participar da solenidade, em razão das ordens dos médicos da realeza.
“Estávamos olhando para o futuro”, destacou o comentarista.
Na avaliação de Baldwin, o primogênito de Elizabeth demonstrou estar preparado para fazer o discurso, por ter treinado cada palavra e gesto: “Avaliamos como Charles estava se saindo em seu primeiro ensaio geral de verdade para o papel que um dia deveria assumir. Dizem-nos que a aparição de Charles foi uma resposta aos eventos, mas parecia tão gerenciada no palco, como se tivesse sido planejada por meses”.
“O príncipe parecia exausto, ouço dizer, velho”, ressaltou Paul Baldwin. A presença do herdeiro no lugar da mãe, a rainha Elizabeth, movimentou o Twitter. Um usuário da rede social escreveu: “Charles está intensificando suas responsabilidades reais, tornando-se ‘de fato’ o príncipe regente”. Outro criticou a postura do futuro rei: “Tenho a sensação de que as coisas estão prestes a mudar. O príncipe Charles não acredita em uma palavra do que está lendo. Vejo em todo o seu rosto”.
Conforme explicou Baldwin, Charles tem motivos para parecer “pouco superficial” ao ler o discurso. “Lembre-se de que sua mãe não está realmente bem”, ponderou. Ele acrescentou: “Mas, de qualquer maneira que você olhasse para isso, isso era bizarramente ao mesmo tempo a história e o futuro. A rainha Elizabeth completou 96 anos em 21 de abril. Ela está à frente do trono desde 1952.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.