Rainha detestava travessura atrevida de Philip com comida. Descubra
A morte do príncipe Philip completa um ano neste sábado (9/4). Ele e a rainha Elizabeth foram casados por 73 anos
atualizado
Compartilhar notícia
O falecimento do príncipe Philip completará um ano neste sábado (9/4). Como manda a tradição real, ele será homenageado pelos parentes em comunicados oficiais e publicações nas redes sociais. Nas mensagens, os familiares deverão recordar dos bons momentos vividos na companhia do patriarca da dinastia Windsor. De acordo com o The Mirror, o clã colecionou vários instantes felizes durante as férias de verão em Balmoral, inclusive o duque de Edimburgo pregava peças na esposa, a rainha Elizabeth.
Lançado no ano passado, o documentário Príncipe Philip: A Família Relembra contou com a participação dos netos do falecido patriarca. Enquanto recordava algumas vivências, William revelou uma brincadeira feita pelo duque de Edimburgo que deixava a rainha de “cabelo em pé”. Segundo o marido de Kate Middleton, o avô paterno costumava tirar a monarca do sério ao fazer uma leve bagunça com comida: espirrar mostarda no teto.
No documentário, William lembrou que o avô fazia com que os parentes segurassem um tubo de mostarda nas mãos antes de remover a tampa. O pai de George, Charlotte e Louis confessou: “Ele apertava suas mãos para disparar o molho no teto”. O duque de Cambridge deu indícios da reação da rainha ao ver a farra: “Ele costumava ter muitos problemas com a minha avó por cobrir a maioria dos lugares onde almoçávamos com mostarda”.
Morte aos 99 anos: conheça o legado do príncipe Philip para a realeza
Não foi só o príncipe William que participou da produção em homenagem ao avô. Outros netos do duque de Edimburgo, como Peter Phillips e Zara Tindall, apareceram no documentário. Os dois filhos da princesa Anne mencionaram o carinho pelo patriarca da família real e também lembraram da farra com a mostarda. Mãe de Mia, Lena e Lucas, Zara colocou a memória para funcionar: “Eu não consigo lembrar exatamente o que ele fazia, mas ele acabava batendo suas mãos juntas… Ia por todo o tempo”.
Na produção Príncipe Philip: A Família Relembra, os integrantes da realeza aproveitaram o espaço para abordar sobre o raciocínio rápido do duque de Edimburgo. A inteligência foi uma das características mais marcantes de Philip, e o acompanhou até os últimos dias de vida, conforme ressaltou o primogênito Charles. O herdeiro do trono conversou com o pai um dia antes dele morrer no Castelo de Windsor. No bate-papo, o futuro rei sugeriu que o pai fizesse uma comemoração ao aniversário de 100 anos. O patriarca não era fã de festas.
“Bem, eu tenho que estar vivo para isso, não é?”, respondeu Philip ao filho. O duque de Edimburgo completaria 100 anos em 10 de junho. O marido da rainha Elizabeth “faleceu pacificamente” no Castelo de Windsor em 9 de abril do ano passado. Além da esposa, ele deixou quatro filhos — Charles, Anne, Andrew e Edward —, oito netos e 12 bisnetos.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.