Rainha deixa Harry e Meghan de fora de tradicional mensagem de Natal
A monarca aproveitou o discurso anual para elogiar os feitos dos príncipes Charles e William e de suas esposas no último ano
atualizado
Compartilhar notícia
O discurso de Natal da rainha Elizabeth é o pronunciamento mais aguardado do ano da família real britânica. Na mensagem exibida neste sábado (25/12), a monarca fez uma emocionante homenagem ao falecido príncipe Philip. Além disso, ela elogiou Charles, Camilla, William e Kate Middleton, mas não mencionou o príncipe Harry e a esposa, Meghan Markle.
“Estou muito orgulhosa de que seu trabalho pioneiro (de Philip) foi assumido e ampliado por nosso filho mais velho, Charles, e seu filho mais velho, William, – admiravelmente apoiado por Camilla e Catherine – mais recentemente no COP, cúpula da mudança climática em Glasgow”, disse a rainha de 95 anos.
A relação entre os membros da família real e os duques de Sussex está estremecida desde que o casal optou por abrir mão das obrigações da família real e se mudar para os Estados Unidos, onde cria Archie Harrison, 2 anos, e Lilibet Diana, 6 meses.
Desde então, Harry e Meghan têm feito declarações polêmicas sobre o período em que viviam em Londres. Entre elas, a de que a duquesa sofreu racismo pelos membros da família e de que não recebeu apoio quando teve pensamentos suicidas.
Na mensagem de Natal, a rainha também poupou elogios ao príncipe Andrew, envolvido em um escândalo sexual. O filho do meio da rainha luta contra um processo civil aberto nos Estados Unidos por Virginia Roberts, que alega ser vítima de um esquema de tráfico sexual operado pelo falecido Jeffrey Epstein, amigo do duque de York.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.