Rainha da Dinamarca abdica do trono durante discurso ao vivo na TV
Margrethe, monarca mais longeva da Europa, surpreendeu os súditos ao anunciar que deixará a posição de rainha da Dinamarca em janeiro
atualizado
Compartilhar notícia
A rainha da Dinamarca, Margrethe, surpreendeu os súditos ao anunciar que vai abdicar do trono no dia 14 de janeiro. Após 52 anos de reinado, ela passará a posição para o filho mais velho, príncipe Frederick, de 55 anos.
O anúncio foi feito neste domingo (31/12), durante o discurso de Ano-Novo transmitido ao vivo pela TV local, revelou a BBC. “Deixarei o trono para meu filho, o príncipe herdeiro Frederik”, disse a realeza de 83 anos.
Ver essa foto no Instagram
Margrethe é a monarca mais longeva da Europa atualmente. Ela assumiu o trono após a morte de seu pai, o rei Frederico IX, em 1972.
A decisão pegou a todos de surpresa, pois, segundo o portal britânico, a rainha é muito popular no país e muitos dinamarqueses acreditavam que ela ficaria no trono até à sua morte.
Ao contrário da tradição real britânica, não haverá uma cerimónia formal de coroação para o príncipe herdeiro. Em vez disso, o palácio anunciará a sua ascensão no dia.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram