1 de 1 Brasília-DF (14/12/22). Lançamento do livro de Rafaella Pinheiro. Foto: Pedro Iff/Especial Metrópoles.
- Foto: Pedro Iff/Especial Metrópoles
A psicanalista Rafaella Pinheiro Cesario reuniu amigos, colegas, familiares e autoridades para o lançamento de seu primeiro livro, na última quarta-feira (14/12), na biblioteca do Senado Federal. Intitulada de Inédito-viável no Consultório na Rua: a (com)vivência como Práxis Em e Para Direitos Humanos, a obra tem prefácio de Lúcia Pulino e é fruto da dissertação de mestrado em Direitos Humanos da autora pela Universidade em Brasília.
Segundo a psicóloga, o projeto teve início durante um estágio de faculdade, com o Consultório na Rua, uma política pública de saúde para pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Foi uma paixão. Essa é uma política muito especial, porque visa atender aos moradores de rua na própria rua. Depois de fazer esse tipo de clínica, a céu aberto, e ouvir essas histórias de violação, mas de resistência, eu quis compartilhar um pouco disso”, afirma Rafaella.
Durante o coquetel de lançamento, a psicóloga Lúcia Pulino, responsável pelo prefácio da obra literária, discursou para os convidados, dando espaço, logo em seguida, para Rafaella. A autora, então, deu continuidade à fala, proferindo palavras de gratidão a todos que estiveram ao seu lado no desenvolvimento do livro.
“Estou muito feliz e honrada de estar lançando aqui, no Senado, que é uma casa tão importante em relação aos Direitos Humanos e às políticas públicas. Não poderia ter um lugar melhor para isso”, celebrou à Coluna Claudia Meireles.