Quer perder peso rápido? Veja 7 maneiras de acelerar o metabolismo
O site Health listou algumas medidas que podem ajudar a acelerar o metabolismo e garantir maior facilidade para perder peso
atualizado
Compartilhar notícia
Quando se trata do processo de emagrecimento, é normal que algumas pessoas pareçam ter mais energia e disposição, ou até percam peso com maior facilidade que outras. A resposta para essas diferenças pode estar no metabolismo, que desempenha um papel fundamental para a energia do corpo.
À medida que envelhecemos, o processo metabólico tende a desacelerar. A boa notícia é que existem práticas que podem ajudar a acelerar o processo. Para tentar esclarecer as melhores formas para dar um up no metabolismo, o site Health listou algumas medidas que garantem ainda mais ânimo. Confira.
Treinamento de força
A máxima de fazer um pouquinho, todo dia, mesmo sem tanta disposição, faz toda a diferença. O exercício de força e resistência ajuda a acelerar o metabolismo, uma vez que esse tipo de treino auxilia na construção de músculos. À medida que há um aumento na massa muscular, o corpo passa a gastar mais energia, e a perda de peso se torna inevitável.
Dietas ricas em proteínas
Uma pesquisa divulgada pela The American Journal of Clinical Nutrition discutiu sobre o gasto de energia do corpo quando o assunto é a digestão de determinados grupos de alimentos. De acordo com os especialistas, o organismo leva mais tempo para digerir proteínas do que gorduras e carboidratos.
Nesse sentido, o estudo revelou que o organismo acaba tendo a sensação de saciedade por mais tempo, visto que o corpo usa mais energia para absorver os nutrientes de uma dieta proteica.
Um artigo divulgado pela Frontiers também chegou a uma conclusão semelhante. Segundo os autores, a proteína também pode ajudar na disposição, graças a um processo chamado termogênese, em que corpo usa cerca de 10% de sua ingestão calórica para a digestão.
Cafeína
O site Health também recorreu à uma pesquisa publicado pela Antioxidants, que revelou o potencial da cafeína como um catalizador do sistema nervoso central, que está associado à aceleração do metabolismo.
O resultado do estudo demonstrou que características da cafeína garantem o impulso necessário para ampliar a energia durante o exercício, oferecendo mais resistência durante o período de treino, por exemplo.
Apesar de dar energia, o aumento do metabolismo obtido por meio do café ainda é irrisório e, de acordo, com os especialistas, não dá para apostar que haverá uma grande perda de peso ao consumir a bebida.
Momentos de relaxamento
Estar estressado não só dá rugas como engorda. Uma pesquisa da Biochimica et Biophysica Acta encontrou evidências de que o estresse faz com que o metabolismo desacelere. Uma das razões encontradas pelos autores é de que o estresse crônico favorece a produção de uma proteína chamada betatrofina, que inibe uma enzima necessária para realizar a quebrar a gordura.
Ficar em pé
Uma publicação do Medline Plus revelou que uma maneira de queimar mais calorias, todos os dias, pode ser encontrada em uma solução simples. De acordo com nutricionista Stefania Manetti, responsável pela revisão do texto, uma forma de acelerar o metabolismo é evitar ficar sentado por longos períodos, podendo, inclusive, levantar e esticar as pernas em alguns momentos.
Fuja das gorduras trans
Segundo uma publicação da Organização Mundial da Saúde (OMS), alimentos ricos em gorduras trans estão associados à demora do processo metabólico dos macronutrientes essenciais para o organismo, como os ácidos graxos. O site Health também foi atrás de uma pesquisa divulgada pela Frontiers que revela que uma dieta rica em gordura trans pode causar resistência à insulina e inflamação.
De acordo com os pesquisadores, essas duas condições estão associadas à problemas com o metabolismo, podendo favorecer o desenvolvimento de doenças crônicas, a exemplo de diabetes e obesidade.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.