metropoles.com

Quer emagrecer? Veja por que comer alimentos de baixo índice glicêmico

Nutricionista indica três alimentos com baixo índice glicêmico para quem quer emagrecer; confira quais são eles

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Foto colorida de alimentos em cima de uma mesa e de uma tábua, como peixes, grãos, vegetais, chocolate, pães e carnes - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de alimentos em cima de uma mesa e de uma tábua, como peixes, grãos, vegetais, chocolate, pães e carnes - Metrópoles - Foto: Getty Images

Os alimentos de baixo índice glicêmico podem interessar as pessoas que querem emagrecer. Essas opções estão relacionadas a perda de peso porque não fazem o açúcar disparar no sangue, diferente dos alimentos com alto índice glicêmico, que têm efeito contrário e podem causar um desejo maior por carboidratos refinados e açúcar.

“Quando consumimos alimentos de alto índice glicêmico, eles têm o potencial de aumentar a concentração de açúcar na corrente sanguínea. Dessa forma, o organismo tende a liberar muita insulina que, por sua vez, também tem como ação o acúmulo de energia em forma de gordura”, diz a nutricionista Thaiz Brito, colunista do Metrópoles.

De acordo com Thaiz Brito, além dos alimentos não causarem um pico de glicemia, muitas vezes também são saudáveis, com alta concentração de nutrientes.

“Esses alimentos tendem a ser digeridos de forma mais lenta, promovendo maior sensação de saciedade e atuando no controle da glicemia. Também não liberam alta quantidade de insulina de uma vez, o que ajuda na prevenção de diabetes tipo 2 e de outros problemas”, defende.

Veja três opções de alimentos de baixo índice glicêmico para incluir na dieta

Salmão

Prato de salmão assado, alimento conhecido por ser saudável a ajudar a emagrecer
O salmão é famoso por oferecer altos índices de ácidos graxos ômega 3

Rico em proteínas e sem carboidratos, o salmão não aumenta o nível de açúcar no sangue e te manterá satisfeito, o que diminui as chances de exagerar em carboidratos e doces. “O salmão é rico em proteínas e ômega 3, que ajuda a saúde cardiovascular e ainda promove saciedade”, afirma Thaiz.

Iogurte

Foto de iogurte grego em potes de vidro com colheres, café da manhã saudável com iogurte grego fresco, muesli e frutas vermelhas no fundo
O iogurte auxilia positivamente o funcionamento do intestino e ajuda a emagrecer

Além de ser uma ótima opção de lanche, o iogurte tem baixo índice glicêmico, é rico em proteínas e também tem bactérias boas que melhoram o microbioma intestinal e ajudam na perda de peso.

“O iogurte, nas versões naturais, são ricos em proteínas e cálcio, que ajudam na prevenção da osteoporose e na manutenção da massa muscular”, defende a nutricionista Thaiz Brito.

Tomate

Tomates
Tomate é rico em nutrientes importantes para a saúde

O tomate também é uma excelente opção para aqueles que querem perder peso por ser rico em fibras e ter baixo índice glicêmico. A fruta promove a saciedade e, como diminui a fome, é uma ótima opção para comer antes das refeições, em saladas e entradinhas.

“O tomate possui licopeno e nutrientes que ajudam na prevenção do câncer, além das fibras, que colabora com a saúde intestinal”, acrescenta Thaiz.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?