metropoles.com

Quer emagrecer? Confira 3 cortes de carne bovina que você deve evitar

A nutricionista Juliana Gomes avisa que alguns cortes de carne bovina não deveriam ser consumidos pelos interessados em perder peso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vladimir Mironov/Getty Images
Foto colorida de dois bifes de carne bovina em uma panela - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de dois bifes de carne bovina em uma panela - Metrópoles - Foto: Vladimir Mironov/Getty Images

Quem deseja emagrecer precisa estar atento à composição das refeições, conforme explica a nutricionista Juliana Gomes, do Espírito Santo. Segundo a pós-graduada em nutrição esportiva e estética, alguns cortes de carne bovina não deveriam ser consumidos pelos interessados em perder peso.

A nutricionista lista que alguns cortes de carne bovina são “muito gordurosos”. Na lista elaborada pela especialista constam as seguintes “partes”: picanha, costela e fraldinha. Juliana aconselha evitar a ingestão dessas “porções” por favorecer o aumento do risco de determinadas doenças.

Foto colorida de cortes de carne bovina - Metrópoles
A fraldinha é um corte de carne bovina a ser evitado

“De acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), os cortes de carne bovina gordurosos possuem alto teor de gordura saturada. O consumo excessivo desse lipídio pode contribuir para o aumento do colesterol LDL, considerado ruim, elevando o risco de doenças cardiovasculares”, reforça a expert.

Juliana orienta optar pelo consumo de cortes magros de carne bovina, a exemplo do patinho e da alcatra. “São opções mais saudáveis e com menos gordura, ideais para quem busca uma alimentação equilibrada e a redução de alguns quilos”, sustenta a nutricionista.

Foto colorida de carne vermelha crua em prato - Metrópoles
Deve-se optar por cortes de carne com pouca gordura, a exemplo do patinho

“Existem outras opções, como filé-mignon, coxão duro e coxão mole”, complementa a especialista. Ela destaca que os nutrientes presentes na carne bovina variam em conformidade com os cortes. Entre os ativos mais predominantes estão a proteína, creatina e vitaminas, especialmente a B12, fundamental para a saúde neurológica.

“A carne é uma excelente fonte de proteínas de alta qualidade, que são essenciais para a construção e reparação de tecidos, produção de enzimas e hormônios”, cita Juliana Gomes. Em relação à creatina, a nutricionista salienta que esse composto de aminoácidos ajuda a “produção de energia em atividades de alta intensidade.”

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?