metropoles.com

Entenda como beber água gelada pode te ajudar a queimar calorias

Os personal trainers Paulo Jesus e Tauan Gomes elucidaram a respeito do consumo de água gelada favorecer o emagrecimento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Kmatta/Getty Images
Foto colorida de mulher com roupa de malhar bebendo água - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de mulher com roupa de malhar bebendo água - Metrópoles - Foto: Kmatta/Getty Images

Quando um médico, independentemente da especialização — cardiologia, nutrologia, dermatologia, entre outras —, é questionado sobre quais hábitos adotar para ter uma saúde de ferro, a grande maioria dos profissionais lista tomar a quantidade adequada de água diariamente. Mas, um detalhe na ingestão da bebida pode fazer diferença na queima de calorias e, consequentemente, ajudar a emagrecer.

A coluna Claudia Meireles mobilizou dois personal trainers para saber se, de fato, a água gelada tem o potencial de contribuir com o gasto calórico, isto é, o processo de transformar a comida consumida em energia e utilizá-la para o corpo funcionar. Os profissionais acionados foram Paulo Jesus e Tauan Gomes. Ambos se baseiam em pesquisas científicas para confirmar a ação.

Foto colorida de copo de água gelada - Metrópoles
Os dois profissionais explicaram sobre o consumo de água gelada colaborar para o processo de emagrecimento

De acordo com os dois educadores físicos, existe comprovação científica de que a água gelada favorece o gasto de calorias. “Isso ocorre devido ao trabalho de buscar o equilíbrio constante do corpo”, aponta Tauan. Por sua vez, Paulo destaca que o impacto é “modesto”. Ele cita os efeitos fisiológicos e os benefícios para a perda de peso, conforme os estudos publicados no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism (JCEM), Internacional Journal of Obesity (IJO) e American Journal of Clinical Nutrition (AJCN).

Com relação aos efeitos fisiológicos, Paulo explica que tomar água muitíssimo fria ocasiona o aumento do metabolismo basal entre 10% a 30% no período de 60 minutos. Há também o gasto energético, já que o corpo gasta energia para aquecer a água até a temperatura corporal, de 37ºC. “Beber água gelada ativa o sistema nervoso simpático e eleva a queima de gordura”, discorre o personal trainer.

Foto colorida de mulher com roupa de academia bebendo uma garrafa de água - Metrópoles
Tomar água gelada favorece o aumento do metabolismo basal

Tauan Gomes ressalta que após uma atividade intensa, em que o corpo está com a temperatura corporal mais elevada, o processo de tomar água gelada é o mesmo, porém com um resultado proporcional “bem menos significativo” de gasto calórico perante a outros hábitos.

O educador físico explana: “Um exemplo disso ocorre ao beber 500 ml de água gelada, com cerca de 4°C, o corpo pode queimar aproximadamente 25 calorias apenas para aquecer a água”. Tauan complementa que essa perda calórica tende a ser “um pequeno impulso adicional ao processo de emagrecimento, quando comparado com outros hábitos saudáveis.”

Quanto aos benefícios de consumir água gelada para a perda de peso, Paulo Jesus menciona que constam o aumento da saciedade, pois a bebida ajuda a reduzir a fome; a melhora da digestão por ajudar na absorção de nutrientes; e a redução da inflamação, associada à obesidade.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?