Entenda como beber água gelada pode te ajudar a queimar calorias
Os personal trainers Paulo Jesus e Tauan Gomes elucidaram a respeito do consumo de água gelada favorecer o emagrecimento
atualizado
Compartilhar notícia
Quando um médico, independentemente da especialização — cardiologia, nutrologia, dermatologia, entre outras —, é questionado sobre quais hábitos adotar para ter uma saúde de ferro, a grande maioria dos profissionais lista tomar a quantidade adequada de água diariamente. Mas, um detalhe na ingestão da bebida pode fazer diferença na queima de calorias e, consequentemente, ajudar a emagrecer.
A coluna Claudia Meireles mobilizou dois personal trainers para saber se, de fato, a água gelada tem o potencial de contribuir com o gasto calórico, isto é, o processo de transformar a comida consumida em energia e utilizá-la para o corpo funcionar. Os profissionais acionados foram Paulo Jesus e Tauan Gomes. Ambos se baseiam em pesquisas científicas para confirmar a ação.
De acordo com os dois educadores físicos, existe comprovação científica de que a água gelada favorece o gasto de calorias. “Isso ocorre devido ao trabalho de buscar o equilíbrio constante do corpo”, aponta Tauan. Por sua vez, Paulo destaca que o impacto é “modesto”. Ele cita os efeitos fisiológicos e os benefícios para a perda de peso, conforme os estudos publicados no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism (JCEM), Internacional Journal of Obesity (IJO) e American Journal of Clinical Nutrition (AJCN).
Com relação aos efeitos fisiológicos, Paulo explica que tomar água muitíssimo fria ocasiona o aumento do metabolismo basal entre 10% a 30% no período de 60 minutos. Há também o gasto energético, já que o corpo gasta energia para aquecer a água até a temperatura corporal, de 37ºC. “Beber água gelada ativa o sistema nervoso simpático e eleva a queima de gordura”, discorre o personal trainer.
Tauan Gomes ressalta que após uma atividade intensa, em que o corpo está com a temperatura corporal mais elevada, o processo de tomar água gelada é o mesmo, porém com um resultado proporcional “bem menos significativo” de gasto calórico perante a outros hábitos.
O educador físico explana: “Um exemplo disso ocorre ao beber 500 ml de água gelada, com cerca de 4°C, o corpo pode queimar aproximadamente 25 calorias apenas para aquecer a água”. Tauan complementa que essa perda calórica tende a ser “um pequeno impulso adicional ao processo de emagrecimento, quando comparado com outros hábitos saudáveis.”
Quanto aos benefícios de consumir água gelada para a perda de peso, Paulo Jesus menciona que constam o aumento da saciedade, pois a bebida ajuda a reduzir a fome; a melhora da digestão por ajudar na absorção de nutrientes; e a redução da inflamação, associada à obesidade.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.