Quantos agachamentos fazer para tonificar as pernas e o bumbum?
O exercício é considerado um dos mais completos para o corpo. Saiba se existe um número exato de agachamentos para obter resultados
atualizado
Compartilhar notícia
Para os indivíduos que desejam fortalecer as pernas e o bumbum, o agachamento está entre os exercícios mais indicados. Mas, você já se perguntou quantas repetições são necessárias em um treino eficaz, a fim de obter resultados significativos?
Em entrevista para a revista Hola!, o treinador Javier Hurtado revela que, antes de começar a atividade, é necessário ter clareza quanto aos objetivos que deseja alcançar, além de estar ciente das suas limitações e capacidades.
“Se vamos fazer apenas agachamentos, é provável que a nossa intenção seja fortalecer a parte inferior do corpo, pois é o exercício por excelência para conseguir isso”, diz.
Em termos gerais, o especialista pontua que “não há um número mágico” de agachamentos para um aluno fazer. “A verdade é que não existe uma quantidade mínima. Tudo será determinado pela condição física de cada pessoa, porque o treino de um sedentário não é a mesmo de uma pessoa ativa ou que treina regularmente”, expõe.
O professor ainda revelou que existe um teste chamado Teste Ruffier, que se baseia na realização de 30 agachamentos de 45 graus, para medir o condicionamento do indivíduo. “Seria um bom ponto de partida para avaliar. Se você não conseguir realizar 30 agachamentos seguidos, sua condição física estará muito baixa”, explica à Hola.
E acrescenta: “Por isso, devemos começar com no máximo 10/15 agachamentos agrupados em 2/3 séries, e aumentar gradativamente o número semana a semana, até conseguir fazer 30 seguidos”.
Boa execução, consistência e paciência são pontos cruciais para alcançar o objetivo desejado. “Os resultados são vistos a longo prazo, não são imediatos”, finaliza.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram