metropoles.com

Quantas vezes é ideal evacuar diariamente? Médico responde

O médico gastroenterologista Bernardo Oliveira, de Brasília, esclarece se existe um intervalo ideal diário para ir ao banheiro evacuar

atualizado

Compartilhar notícia

Peter Dazeley/Getty Images
Foto colorida de mulher usando pijama sentada em um vaso sanitário - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de mulher usando pijama sentada em um vaso sanitário - Metrópoles - Foto: Peter Dazeley/Getty Images

Há quem se preocupe por ficar três ou mais dias sem ir ao banheiro fazer o número dois, ou seja, evacuar. Caso integre esse grupo e, semanalmente, sinta a constipação tomando conta do seu intestino, a coluna Claudia Meireles conversou com o médico gastroenterologista Bernardo Oliveira para entender se existe um intervalo ideal para fazer cocô.

Atuando no Hospital Santa Lúcia, em Brasília, Bernardo Oliveira explica que “não tem um número mágico nem uma aplicação para todos os pacientes” sobre o número de vezes correto de idas ao banheiro para fazer o “número dois”.

Mulher sentada no vaso sanitário. Ela está de pijama e com a mão no rosto - Metrópoles
Já se questionou se existe uma quantidade ideal diária sobre fazer o “número dois”?

“Muitas pessoas perguntam se tem que evacuar uma vez ao dia, três vezes ao dia ou uma vez a cada três dias. Esse número mágico não há como encontrá-lo, porque o hábito intestinal é muito individualizado”, esclarece o gastroenterologista. De acordo com o médico, o mais importante é fazer cocô “com uma regularidade e certo conforto”.

“A pessoa não pode alternar os números de evacuações ao dia. Ou seja, às vezes, ela evacua três vezes ao dia. No dia seguinte, fica sem defecar. Ela evacua uma vez na semana e, de repente, fica fazendo cocô quatro vezes por dia. Essa alternância do hábito intestinal está errada”, destaca o especialista.

Além da regularidade nas evacuações, o ato não deve apresentar desconforto. “Não pode ter incômodo. Entre as evacuações, não pode ter cólica nem dores abdominais. Quando for fazer cocô, nada de fazer muito esforço evacuatório e ter dor perianal ou sangue nas fezes“, enfatiza.

Constipação
O especialista sustenta: “Entre as evacuações, não pode ter cólica nem dores abdominais”

O médico menciona que as fezes em cíbalos, ou seja, em formato de bolinhas, também é um sinal ruim de que o hábito intestinal opera erroneamente.

“Às vezes, o paciente fica até três dias sem evacuar e está tudo bem. Ele vai fazer cocô: chegou o estímulo da evacuação, defeca e não tem nenhuma consequência, porque não apresentar dor nem sangue e as fezes saem formadas, não tem muco. Se for assim, está tudo certo”, elucida.

Segundo Bernardo, a maioria das vezes a evacuação é diária. Ele também argumenta sobre a necessidade de uma pessoa fazer cocô ao menos uma vez ao dia. “Isso é um mito. Ela pode passar dois ou três dias sem evacuar e está tudo bem, desde que entre as evacuações não sinta dor abdominal e o ato não causar sofrimento ou desconforto.”

Foto colorida de mulher puxando o papel higiênico enquanto está sentada no vaso sanitário - Metrópoles
O gastroenterologista cita como identificar que o hábito intestinal não está funcionando de modo correto

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?