metropoles.com

Quando passar o protetor solar: antes ou depois da maquiagem? Descubra

As dermatologistas Ana Carolina Suman e Michele Kreuz explicaram sobre o uso do protetor solar associado à maquiagem. Confira!

atualizado

Compartilhar notícia

Insta_photos/Getty Images
Foto colorida de mulher toalha na cabeça e usando roupão - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de mulher toalha na cabeça e usando roupão - Metrópoles - Foto: Insta_photos/Getty Images

Começar a se embelezar e ficar com a interrogação na mente quanto ao uso do protetor solar. Caso tenha se perguntado se a fórmula é aplicada antes ou depois de passar os itens que compõem a maquiagem, a coluna Claudia Meireles conversou com duas dermatologistas para entender a melhor maneira de prevenir a pele da incidência dos raios solares.

As médicas Michele Kreuz, do Rio Grande do Sul, e Ana Carolina Sumam, do Rio de Janeiro, destacam que o protetor solar deve ser aplicado “sempre antes” da maquiagem. As dermatologistas salientam quanto ao filtro solar ser a última etapa da rotina de skincare e anteceder o uso de primer, base, iluminador, pó compacto, entre outros produtos.

Foto colorida de mulher passando protetor solar - Metrópoles
O protetor solar deve ser usado antes da maquiagem, segundo as médicas

“O protetor solar é o último item da nossa rotina de skincare, mas vem antes da maquiagem. Aplicamos todos os produtos da rotina de skincare e o filtro solar por último. Depois do protetor solar, a maquiagem”, elucida a médica do Rio de Janeiro.

Michele faz um adendo sobre maquiagens com fator de proteção solar, ou seja, FPS. Ela pontua que essas fórmulas “não são suficientes para uma proteção completa”. “O uso de filtro solar separado é preferível”, endossa a dermatologista. Por sua vez, Ana Carolina frisa em relação à reaplicação do ativo.

Mulher passa protetor solar
Maquiagens com FPS não oferecem proteção completa contra os raios solares

Quando um indivíduo está exposto ao sol em ambientes externos, deve reaplicar o protetor solar a cada duas horas ou todas as vezes após mergulhar no mar ou na piscina, conforme esclarece Ana Carolina Sumam. No dia a dia, a dermatologista do Rio de Janeiro ressalta sobre “não haver necessidade” de repetir de duas em duas horas.

“Hoje em dia, existem protetores que se mantêm na pele por mais tempo, por isso, recomenda-se usar no mínimo duas vezes ao dia, passar pela manhã e reaplicar na parte da tarde”, indica a médica. Michele acrescenta: “Seguindo essas orientações, você protegerá a pele efetivamente contra os danos causados pelo sol e manterá uma aparência saudável a longo prazo.”

Foto colorida de mulher com chapéu de palha. Ela está com protetor solar no rosto - Metrópoles
O uso do filtro solar previne a pele do envelhecimento precoce

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?