metropoles.com

Qual o segredo dos poderosos? Exercite um hábito que todos têm em comum

Ser um leitor voraz não garante o sucesso, mas é um ingrediente da carreira de Jeff Bezos, Bill Gates, Oprah Winfrey e Jorge Paulo Lemann

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Leigh Vogel/Steve Granitz/Allen Berezovsky/Getty Images
Bill Gates, Oprah Winfrey e Jeff Bezos
1 de 1 Bill Gates, Oprah Winfrey e Jeff Bezos - Foto: Leigh Vogel/Steve Granitz/Allen Berezovsky/Getty Images

Em um mundo com 7,7 bilhões de pessoas, há apenas 46,8 milhões de ricos, segundo dados recentes da Global Wealth Report. A trajetória pessoal e profissional dessas personalidades são inspiração para quem almeja se tornar um magnata. Mas, não é segredo que a maioria dos poderosos desfrutam de um hábito em comum: ler.

O segundo homem mais rico do planeta, Bill Gates afirmou que lê, em média, 50 obras por ano, ou seja, uma por semana praticamente. “Viciado em livros ao extremo”, explicou o pai de Bill Gates, William H. Gates, em entrevista à Forbes. Ele contou que a paixão do filho pelas páginas de ficção científica, enciclopédias e romances começou na infância.

“Fiquei emocionado por meu filho ser um leitor tão ávido, mas ele leu tanto que a mãe de Bill e eu tivemos de instituir uma regra: nenhum livro na mesa de jantar”, revelou. Atualmente, Bill recomenda títulos literários no blog Gates Notes.

Assim como o fundador da Microsoft, o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, também é viciado em literatura. Ele decidiu “mergulhar no universo das palavras” em 2015, quando resolveu ler um livro a cada duas semanas.

Bill Gates
Bill Gates é um leitor voraz desde a infância

A apresentadora Oprah Winfrey seleciona um livro mensalmente para os leitores discutirem on-line no Clube do Livro. Ela indica as obras pelo Instagram. Quando recomendados pela personalidade, alguns títulos chegam ao topo da lista de best-seller. A última sugestão dela foi Deacon King Kong, de James McBride.

CEO da SpaceX, Elon Musk costuma ouvir a pergunta sobre como aprendeu a construir foguetes. A resposta do magnata é: “Eu li livros”.

Um dos investidores mais importantes do mercado financeiro global, Warren Buffet também compartilha o hábito. Na avaliação do diretor executivo da Berkshire Hathaway, a leitura é a chave de seu sucesso. O ricaço acumulou um patrimônio de mais de US$ 71,4 bilhões de dólares, o equivalente a R$ 376,58 bilhões, segundo a revista Forbes.

“Leia 500 páginas como essa todos os dias. É assim que o conhecimento funciona. Ele aumenta, como juros compostos. Você pode fazê-lo, mas garanto que muitos de vocês não o farão”, disse Buffet. Aos 89 anos, o empresário continua a levar a prática à risca. Ele dedica 80% do dia à atividade. No início da carreira de investidor, o bilionário lia entre 600 e 1.000 páginas em 24 horas.

O famoso escritor Steve Siebold já viveu como um universitário falido que quer enriquecer. O primeiro passo dele para alcançar a meta foi entrevistar um milionário. Desde então, ele conversou com mais de 1,2 mil das pessoas mais endinheiradas do planeta nas últimas três décadas. Diante de tanto conhecimento e cases, Siebold acabou colocando em prática e acumulou sua própria fortuna.

Oprah Winfrey
Oprah Winfrey tem um clube do livro, um dos mais famosos do mundo

Ao longo da análise, o escritor notou que os afortunados se autoeducam lendo. As pessoas bem-sucedidas preferem ser educadas do que entretidas, por isso, optam por livros e publicações instrutivas, em vez de romances, tabloides e revistas. As obras que mais atraem os milionários são biografias de sucesso.

Na avaliação de Siebold, os leitores dotados de extenso patrimônio não cessam a procura por orientação e referências. “Entre na casa de uma pessoa rica e uma das primeiras coisas que você verá é uma extensa biblioteca de livros que eles usaram para se educar sobre como ter mais sucesso”, apontou o escritor.

Ser um leitor voraz não garante o sucesso, mas é um ingrediente da receita dos milionários. Eles apresentam características em comum.

Confira quais são essas particularidades:

  • Aumentaram o foco: as pessoas bem-sucedidas conseguem se concentrar em uma atividade por um período prolongado de tempo igual quando leem um livro;
  • Estabelecimento de metas: os leitores ávidos definem metas sempre que mergulham em um novo livro, seja para ler uma determinada quantidade de páginas antes de passar para outra tarefa, seja conseguir que o ponto de vista do escritor fique solidificado na mente. Os indivíduos de sucesso estabelecem objetivos e trabalham até conquistá-los;
  • Gastam tempo com sabedoria: 15 minutos são suficientes para pegar uma publicação e ler. Os endinheirados veem o tempo como precioso e aproveitam ao máximo para aprender algo novo;
Segundo estimativas, Jeff Bezos será o primeiro trilionário do planeta
  • Têm perspectiva: os indivíduos abonados conseguem avaliar todos os ângulos de uma questão, porque leram uma variedade de histórias, trajetórias e cases de sucesso. O interesse por mergulhar nas páginas permite se colocar no lugar do próximo e lembrar das experiências lidas.
  • São mais reflexivos: raciocinar o que leram, esse é um dos princípios dos milionários. Eles acreditam que um texto não pode ser consumido de qualquer forma, pois sabem do potencial da leitura em transformar a mente e a vida de uma pessoa;
  • Melhoria na escrita e fala: os melhores oradores da história da humanidade são fascinados por uma leitura produtiva. Dentre os nomes, estão Barack Obama, Nelson Mandela, Steve Jobs, Mahatma Gandhi e Abraham Lincoln. As pessoas bem-sucedidas se inspiram em seus modelos de discursos e utilizam como referência para promover a causa;
Barack Obama
O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama
  • Memória extensa: quanto mais a pessoa lê e aprende, mais fácil reter o que é aprendido. Os indivíduos abonados não param de adquirir conhecimento e, devido a isso, a memória deles é poderosa, por conter uma capacidade ilimitada de informações;
  • Cérebro afiado: os milionários exercitam a mente diariamente com a leitura e outras atividades, como desafios, palavras cruzadasquebra-cabeças. Ao superarem os obstáculos propostos, eles procuram resolver problemas ainda maiores visando preparar a mente para quando, de fato, a dificuldade surgir.
Mark Zuckerbeg
CEO do Facebook, Mark Zuckerberg é um leitor ávido
  • Educados e informados: quando os ricaços decidem ler um livro, eles têm como objetivo extrair algo pertinente da atividade. Não importa qual seja a publicação: romance, autobiografia ou ficção científica, o propósito é tirar lições de vida e colocar em prática na rotina;
  • Momento relax: para os magnatas, ler um bom livro é muito mais benéfico do que assistir televisão ou “sextar” em um bar. Na avaliação das personalidades de sucesso, desligar do mundo ajuda a tornar-se uma pessoa melhor.
Elon Musk
CEO da SpaceX, Elon Musk credita o seu sucesso aos livros

De acordo com especialistas na mente humana, a leitura traz melhorias à saúde ao prevenir o estresse, a depressão e a demência, enquanto contribui para a autoconfiança e a tomada de decisões. Passou pela sua mente ser um milionário?

Confira quais títulos foram fundamentais para enriquecer o conhecimento dos endinheirados:

1 – Futuro primeiro trilionário do planeta, Jeff Bezos. O gestor eficaz: O guia definitivo para fazer as coisas certas, de Peter Drucker; Os vestígios do dia, de Kazuo Ishiguro; e A meta: Um processo de melhoria continua, de Eliyahu Goldratt.

Livros de Jeff Bezos
Sugestões de Jeff Bezos

2 – Segundo homem mais rico do mundo, Bill Gates. O caminho para o caráter, de David Brooks; Explica tudo: Coisas difíceis em palavras fáceis; de Randall Munroe; e Mindset: A nova psicologia do sucesso, de Carol S. Dweck.

3 – Criador do Facebook, Mark Zuckerberg. O fim do poder, de Moisés Naím; Gang Leader for a Day: A Rogue Sociologist Takes to the Streets, de Sudhir Venkatesh; e Criatividade S.A.: Superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração, de Ed Catmull.

Livros favoritos de Bill Gates e Mark Zuckerbeg
Livros favoritos de Bill Gates e Mark Zuckerbeg

4 – CEO da SpaceX Elon Musk. O guia do mochileiro das galáxias, de Douglas Adams; O senhor dos anéis, de J.R.R. Tolkein; e Estruturas: Ou porque as coisas não caem, de J.E. Gordon.

5 – Apresentadora Oprah Winfrey. A morada da alma, de Gary Zukav; Um novo mundo – O despertar de uma nova consciência, de Eckhart Tolle; e O sol é para todos, de Harper Lee.

Livros favoritos de Elon Musk e Oprah Winfrey
Os títulos prediletos de Elon Musk e Oprah Winfrey

6 – Ex-presidente dos EUA Barack Obama. The Lowland, de Jhumpa Lahiri; A era da ambição: Em busca da riqueza, da verdade e da fé na nova China, de Evan Osnos; e Os nus e os mortos, de Norman Mailer.

7 – Ativista vencedora do prêmio Nobel da Paz Malala Yousafzai. O Alquimista, de Paulo Coelho; Ratos e homens, de John Steinbeck; e Uma breve história do tempo, de Stephen Hawking.

Os livros de Barack Obama e Malala Yousafzai
Um livro de Evan Osnos está na lista de Barack Obama, enquanto o escritor brasileiro Paulo Coelho consta entre os queridinhos de Malala

8 – Ex-candidata à presidência dos EUA Hillary Clinton. Os irmãos Karamazov, de Fiódor Dostoiévski; A lebre com olhos de âmbar, de Edmund de Waal; e Um garoto adequado, de Vikram Seth.

Livros indicados por Hillary Clinton
Títulos indicados por Hillary Clinton

9 – Jorge Paulo Lemann. Mente à frente da Ambev e das Lojas Americanas Jorge Paulo Lemann: Gestão do Amanhã, de Sandro Magaldi e José Salibi Neto; Garra. O poder da paixão e da perseverança, de Angela Duckworth; e Faça acontecer, de Sheryl Sanderberg.

10 – Presidente da BRF e cofundador do Grupo Pão de Açúcar Abilio Diniz. Vencedoras por opção, de Jim Collins e Morten T. Hansen; Como chegar ao sim com você mesmo, de William Ury; e Um Lugar chamado liberdade, de Ken Follet.

Livros recomendados por Jorge Paulo Lemann e Abilio Diniz
Livros recomendados por Jorge Paulo Lemann e Abilio Diniz

 

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?