Professor de Harvard ensina passo a passo para fazer compras saudáveis
Fica confuso com os produtos nas prateleiras dos supermercados? Professor de Harvard dá dicas de como escolher a melhor opção
atualizado
Compartilhar notícia
Quando as pessoas fazem compras, é muito comum procurar, nas prateleiras dos supermercados, os alimentos que mais gostam e costumam usar em receitas. Apesar de ser uma atitude normal, um professor de epidemiologia e nutrição de Harvard, Eric Rimm, afirmou que é necessário mais atenção durante as compras para não ter prejuízos na saúde
De acordo com ele, não há nada de errado em comprar alimentos que se gosta, desde que priorize itens integrais, como frutas, vegetais, legumes e grãos, e evite grandes quantidades de alimentos processados.
“Os homens também deveriam estar mais atentos à leitura dos rótulos dos alimentos ao selecionar seus alimentos favoritos, para garantir que obtenham mais nutrientes saudáveis e muito menos certas substâncias”, alertou.
O professor destacou a importância de ler os rótulos a fim de adicionar mais fibras na dieta e diminuir a ingestão de sódio e açúcares adicionados para ter uma dieta mais equilibrada.
Sódio
Segundo o expert, o excesso de sódio pode desencadear doenças cardiovasculares e hipertensão. Por isso, é importante procurar alimentos embalados com baixo teor de sal. “Até o pão pode conter grandes quantidades de sódio numa única fatia”, diz Rimm.
Fibra
Dietas ricas em fibras são cruciais para evitar o ganho de peso excessivo, ajudar no funcionamento do intestino e prevenir contra doenças, como problemas de coração, colesterol alto e diabetes.
Existem dois tipos de fibra, insolúvel e solúvel. Para adquirir todos os benefícios, é indicado ingerir alimentos que oferecem os dois tipos. “Isso significa consumir alimentos vegetais inteiros, como frutas, vegetais, legumes, nozes, sementes e grãos integrais”, destacou Rimm.
Açúcares adicionados
Diferente do açúcar natural – encontrado em frutas e vegetais –, os açúcares adicionados consistem em açúcares e xaropes que são colocados em alimentos e bebidas para deixar mais doce, aumentar a vida útil e melhorar a textura. Esses açúcares podem aumentar o risco de obesidade e doenças cardiovasculares.
Esses açúcares não são encontrados apenas em refrigerantes e biscoitos, mas também em alimentos inusitados, como molho de tomate, iogurte e barras de cereais. “Uma colher de chá de açúcar equivale a 4 gramas, então isso é algo para se ter em mente ao observar a quantidade de açúcar adicionado”, alertou Rimm.
O professor de Harvard também indicou evitar alimentos que listem várias formas de açúcar ou incluam um açúcar entre os três primeiros ingredientes. Por conta desses ingredientes disfarçados que podem prejudicar a saúde, é importante ter muita atenção aos rótulos com as listas de ingredientes e quantidades.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram