metropoles.com

Problema de saúde da rainha pode obrigar Harry a voltar ao Reino Unido

Com base nas normas britânicas, o príncipe Harry pode ser chamado a intervir caso a rainha fique muito doente ou temporariamente indisposta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pool/Max Mumby/Getty Images
Rainha Elizabeth e príncipe Harry
1 de 1 Rainha Elizabeth e príncipe Harry - Foto: Pool/Max Mumby/Getty Images

Não é segredo para os leitores da coluna Claudia Meireles que a rainha Elizabeth II precisa descansar após ordens dos médicos da família real. Prestes a completar sete décadas à frente do trono britânico, a monarca mostrou relutância em pausar a agenda que, agora, tem sido representada por alguns integrantes seniores da realeza, como o filho e neto, os príncipes Charles e William, respectivamente. Quem também pode ser obrigado a voltar para o núcleo do alto escalão da monarquia é Harry. Ele atualmente não integra a Coroa.

Com base nas normas britânicas, o príncipe Harry pode ter de cumprir seu  dever real caso a rainha fique doente ou temporariamente indisposta, conforme publicou o jornal Express nesta quinta-feira (4/11). Vale lembrar que o duque de Sussex e a mulher, Meghan Markle, renunciaram aos cargos na realeza em março de 2020. Com a decisão, eles não pertencem à Coroa britânica. O casal deixou o Reino Unido para morar nos Estados Unidos com os dois filhos, Archie e Lilibet Diana.

5 imagens
Os duques de Sussex não integram mais a realeza britânica
Príncipe Harry e Meghan Markle se casaram em maio de 2018
Elizabeth tem sofrido com problemas de saúde
Herdeiro do trono britânico, príncipe Charles é pai de Harry
1 de 5

Harry pode ter de voltar ao Reino Unido para ajudar a avó

John Stillwell - WPA Pool/Getty Images
2 de 5

Os duques de Sussex não integram mais a realeza britânica

Max Mumby/Indigo/Getty Images
3 de 5

Príncipe Harry e Meghan Markle se casaram em maio de 2018

Ben STANSALL - WPA Pool/Getty Images
4 de 5

Elizabeth tem sofrido com problemas de saúde

Max Mumby/Indigo/Getty Images
5 de 5

Herdeiro do trono britânico, príncipe Charles é pai de Harry

Samir Hussein/Samir Hussein/WireImage/Getty Images

Embora a rainha tenha apresentado alguns problemas de saúde a ponto de precisar ficar internada por uma madrugada, não há indícios de que ela virá a renunciar ao comando do trono. Entretanto, algumas salvaguardas podem ser acionadas para proteger a Coroa, se Elizabeth estiver muito doente. Pelas regras, conselheiros de Estado são nomeados para desempenhar a maioria das funções oficiais da soberana, explicou o site Express em um artigo.

Segundo o jornal, a lei determina que, no caso de o monarca ficar indisposto, os conselheiros incluem no grupo a esposa do soberano e as próximas quatro pessoas na linha de sucessão com 21 anos ou mais. Marido da rainha Elizabeth, o príncipe Philip morreu aos 99 anos, em abril. O príncipe Charles é o primeiro a ascender ao trono se a soberana de 95 anos chegar a abdicar ou falecer. Depois dele, estão em sequência William e os três filhos, George, Charlotte e Louis, de 8, 6 e 3 anos, respectivamente.

Príncipe Harry e Meghan Markle
Último compromisso de Harry e Meghan na realeza, em março de 2020

As próximas quatro pessoas na linha de sucessão que atendem aos requisitos são os príncipes Charles, William, Harry e Andrew, pois as três crianças – George, Charlotte e Louis – têm menos de 21 anos. Conforme explicou o Express, o duque de Sussex pode ter que retornar ao país de origem e aos deveres reais no Reino Unido para ajudar a avó, a rainha Elizabeth, se necessário. Outra possibilidade é que o marido de Meghan Markle possa ser substituído pela prima, a princesa Beatrice, ou pela madrasta, Camilla Parker.

Charles e William atuam como integrantes seniores da família real, enquanto Andrew e Harry não têm mais responsabilidades com a Coroa britânica. Por não morar mais no Reino Unido, o duque de Sussex poderá não cumprir a obrigação se chamado a fazê-la, conforme esclareceu o especialista em constituição britânica Vernon Bogdanor: “Um conselheiro não domiciliado no Reino Unido não pode agir, então, isso exclui Harry. A próxima da fila com a idade exigida de 21 anos seria a princesa Beatrice”.

Rainha Elizabeth e principe Harry
A relação entre Harry e a rainha está abalado, segundo a mídia

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?