metropoles.com
Paris 2024

Príncipe Louis de Bourbon detona abertura das Olimpíadas: “Deplorável”

“Um espetáculo ultrajante”, declarou o chefe da Casa Real da França em nota impactante sobre a cerimônia de abertura das Olimpíadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Légitimité
Príncipe Louis de Bourbon - Metrópoles
1 de 1 Príncipe Louis de Bourbon - Metrópoles - Foto: Divulgação/Légitimité

“Um espetáculo ultrajante”. Com essas palavras, o príncipe Louis de Bourbon se referiu à cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris. O chefe da Casa Real da França, que seria o herdeiro do trono francês como Luís XX, caso a monarquia fosse restituída, emitiu uma nota impactante sobre o evento realizado na última sexta-feira (26/7).

“Como descendente da Casa de Bourbon, como descendente dos Quarenta Reis que fizeram a França, não posso ficar mudo para o espetáculo deplorável de parte das cerimônias de abertura”, declarou o príncipe. Para ele, enquanto as performances artísticas e técnicas estavam ao mesmo nível que a França, alguns aproveitaram para “destilar conteúdo ideológico mortífero e abjeto”.

“Mais uma vez, o regime atual mostrou a sua verdadeira face, profundamente anticristão, alheio do passado longo da França, do qual a monarquia cristã faz parte, e ansioso por trazer ao auge dos tempos conturbados em que o terror e a divisão reinavam”, opinou.

Segundo Louis, enquanto a cerimônia foi concebida para ser inclusiva e respeitosa a todos, a religião católica e os mortos foram “marcados com o selo da infâmia e do ridículo”. “Me recuso que a França esteja em conformidade com o modelo apresentado. O nosso país vale mais do que sangue e o burlesco estridente. Antes de ser a mãe das revoluções e dos progressistas devotos, a França era a filha mais velha da Igreja e da pátria das Letras, Artes e Requinte”, comunicou.

O príncipe Louis de Bourbon com a esposa, Maria Margarita - Metrópoles
O príncipe Louis de Bourbon com a esposa, Maria Margarita

Por fim, o duque de Anjou completou:

“A França não é o espetáculo a que você assistiu. Cada dia mais urgente, para nós franceses, escolher o modelo que queremos para a França. Precisamos reconstruir nossa pátria amada, e construir um futuro forte e credível, enraizado na tradição, no respeito e na unidade”.

Polêmica

Conforme o Metrópoles divulgou na última segunda-feira (29/7), após muita polêmica, a organização da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris pediu desculpas pela suposta paródia de A Última Ceia. O momento, com presença de artistas, dançarinos e drag queens, foi alvo de repúdio. A Igreja Católica da França, por exemplo, chegou a dizer que a cerimônia “incluiu cenas de zombaria ao Cristianismo.”

Em entrevista coletiva no último domingo (28/7), uma porta-voz dos jogos de Paris, Anne Descamps, foi questionada sobre o episódio e disse o seguinte:

“Nunca tivemos a intenção de desrespeitar qualquer grupo religioso. Pelo contrário, acho que tentamos celebrar a comunidade, a tolerância. Acreditamos que essa intenção foi alcançada. Se alguém se sentiu ofendido, é claro que lamentamos muito.”

Abertura das Olimpíadas de Paris
Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos

Em uma entrevista anterior, o diretor da cerimônia de abertura, Thomas Jolly, chegou a dizer que A Última Ceia não foi a inspiração para a construção da cena. “Dionísio vem à mesa porque ele é o deus grego da celebração e essa sequência é chamada de ‘festival'”, afirmou.

Jolly explicou, ainda, que a intenção não foi zombar de alguém: “O deus do vinho, que também é uma joia francesa e pai de Sequana, a deusa ligada ao rio Sena. A ideia era criar uma grande festa pagã ligada ao deus do Olimpo, e vocês nunca encontrarão em mim, nem no meu trabalho, qualquer desejo de zombar de alguém.”

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?