Príncipe Andrew tentou expulsar Charles da linha de sucessão ao trono
A treta dos irmãos é antiga, e vem desde a morte da princesa Diana. Os príncipes Andrew e Charles são filhos da rainha Elizabeth, de 95 anos
atualizado
Compartilhar notícia
Irmãos ou rivais? A rixa entre os príncipes Charles e Andrew não começou após a acusação de que o duque de York havia abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma das vítimas do esquema de exploração de Jeffrey Epstein. Conforme publicou o tabloide Express, o pai das princesas Eugenie e Beatrice tentou tirar da linha de sucessão o herdeiro direto do trono britânico.
Em entrevista ao The Daily Beast, o autor Nigel Cawthorne revelou que Andrew tentou se posicionar como regente do príncipe William, com a finalidade de tirar Charles da linha de sucessão. O duque de York mexeu os pauzinhos quando a princesa Diana morreu, em 1997. De acordo com o escritor, o atrito entre os filhos da rainha Elizabeth persiste até os dias atuais, por esse motivo.
“Em 1997, Andrew supostamente propôs que ele se tornasse o regente do príncipe William, caso o menino precisasse de um”, destacou o autor. À época, o filho de Diana e Charles tinha 14 anos. Cawthorne acrescentou: “Embora a história nunca tenha sido completamente confirmada, nas semanas após a morte da princesa Diana, a família real estava preocupada com a enorme repercussão negativa que receberia como resultado”.
Segundo o escritor, o receio dos integrantes da realeza com a monarquia ganhou grandes proporções. “Essa preocupação foi especialmente centrada no príncipe Charles, de quem o público começou a desconfiar após as revelações de seu caso com Camilla Parker-Bowles”, recordou o expert. Foi nesse período que começaram os rumores sobre a possibilidade de o herdeiro do trono abdicar do futuro papel.
“Foi especulado que Charles poderia optar por não se tornar rei após a morte de sua mãe, preferindo passar a coroa diretamente ao filho, William, então adolescente. Muitos se perguntavam quem governaria, no caso de William ainda ser menor de idade no momento da morte da avó”, sustentou o escritor. Diante do burburinho, Andrew viu uma abertura para sua ascensão ao comando da Coroa.
Nigel Cawthorne alega que Andrew tentou tirar Charles do caminho durante o escândalo de Diana. À época, a popularidade do herdeiro direto do trono despencou. “Andrew pressionou o palácio para instalá-lo como regente de William. Isso criou atrito entre eles, que persiste até hoje”, salientou. Vale trazer à tona os recentes capítulos da treta entre os irmãos.
Acusado de abuso sexual, Andrew teve os títulos e patrocínios reais retirados pela mãe, a rainha Elizabeth, no início de janeiro. Conforme frisaram fontes, o príncipe Charles atuou, nos bastidores, para a monarca destituir o duque de York dos status da realeza. Inclusive, o herdeiro do trono britânico quis expulsar o irmão da propriedade da rainha, em Windsor. O clima de tensão entre os dois está elevado.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.