metropoles.com

Príncipe Albert se envolve em escândalo de corrupção e teme exposição

Marido da princesa Charlene, Albert dispensou dois colaboradores de confiança, sendo eles, o consultor financeiro do palácio, Claude Palmero

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images
Foto colorida de homem branco, calvo, com blazer preto, camisa branca e gravata com estampa. Ele está ao lado de mulher branca, de cabelo curto castanho escuro. Ela usa uma roupa azul com quatro listras coloridas - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de homem branco, calvo, com blazer preto, camisa branca e gravata com estampa. Ele está ao lado de mulher branca, de cabelo curto castanho escuro. Ela usa uma roupa azul com quatro listras coloridas - Metrópoles - Foto: Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images

O portal português Flash! noticiou sobre o príncipe Albert se preparar para enfrentar um “terremoto”, situação que promete estremecer os pilares da monarquia de Mônaco. Segundo o site, o soberano estaria envolvido em um megaescândalo de corrupção que pode explodir a qualquer momento.

Marido da princesa Charlene, Albert dispensou dois colaboradores de confiança: o consultor financeiro do palácio, Claude Palmero, e o chefe de gabinete, Laurent Anselmi. “As demissões aconteceram depois de um site anônimo ter denunciado a corrupção constitucional no país”, destacou o Flash!.

5 imagens
Ele está envolvido em uma série de escândalos
A princesa Carolina é irmã de Albert, monarca de Mônaco
A descoberta do esquema de corrupção abala o reinado de Albert
Charlene e Albert com os dois filhos. Há especulação de que o casal separou
1 de 5

O príncipe Albert demitiu dois funcionários do alto escalão

Stephane Cardinale - Corbis/Corbis via Getty Images
2 de 5

Ele está envolvido em uma série de escândalos

Pascal Le Segretain/Getty Images
3 de 5

A princesa Carolina é irmã de Albert, monarca de Mônaco

Pascal Le Segretain/Getty Images
4 de 5

A descoberta do esquema de corrupção abala o reinado de Albert

Arnold Jerocki/WireImage/Getty Images
5 de 5

Charlene e Albert com os dois filhos. Há especulação de que o casal separou

Pascal Le Segretain/Getty Images

Palmero não concordou com a demissão e decidiu ir à Justiça exigir reparação por parte do príncipe Albert. Ele pede o valor de 1 milhão de euros, ou seja, R$ 5,42 milhões por “danos morais, lesões corporais e perturbações nas condições de vida”.

O ex-consultor financeiro chegou a fazer missões estratégicas para a monarquia, a exemplo de comprar uma participação no aeroporto de Mônaco de Nice e adquirir imóveis. Vale lembrar que o principado é conhecido como o reduto de milionários. Mais de 38 mil magnatas vivem no país europeu.

“Apesar de parte das notícias vindas à luz se basearem em boatos, a verdade é que há muitas pessoas com poder que conhecem os segredos do príncipe e podem abrir a boca. É isso será o equivalente a um terremoto no principado, com direito a tsunami e tudo”, escreveu o tabloide português.

Foto colorida de homem branco, careca e de terno ao lado de mulher branca, com cabelo platinado, roupa verde e segurando um buquê - Metrópoles
Albert é filho do príncipe Rainier III, que morreu em 2005

Revelações

Criado em 2021, o site intitulado Dossiers du Rocher vazou trocas de e-mails entre quatro pessoas próximas ao príncipe. O portal promete trazer à tona o esquema de corrupção. Palmero passou a administrar as contas da Coroa de Mônaco em 2001, à época o pai de Albert, Rainier III, estava no poder.

Laurent Anselmi e Claude Palmero foram demitidos em junho. O jornal francês Le Monde publicou que houve buscas oficiais nas residências e escritórios dos exs-colaboradores da monarquia. Amigo de Albert, Thierry Lacoste e o presidente da Suprema Corte de Mônaco, Didier Linotte, são os outros envolvidos.

No início, o grupo teve Michel Roger, ex-ministro de Estado, como integrante. Ele se acidentou em 2015 e ficou paraplégico. Por conta do incidente, o político optou por sair da parceria, mas orientou os outros a continuarem. Outro membro do esquema, Jean-François Renucci, morreu em 2021.

Príncipe Albert II
O príncipe Albert está à frente do trono Mônaco. Esquema de corrupção de amigos próximos do soberano foi descoberto

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?