Princesa Charlotte sofre “derrota” em luta por título real com parente
Em enquete de um site britânico, leitores preferiram dar o título a outro parente de Charlotte, em vez da pequena
atualizado
Compartilhar notícia
Com a morte da rainha Elizabeth II em setembro, o título do ducado de Edimburgo voltou para “as mãos” da Coroa britânica e o poder de eleger o próximo detentor do status real é do rei Charles III. Recentemente, a mídia britânica publicou artigos sobre o monarca querer dar a denominação à neta a princesa Charlotte, de 7 anos. Caso a especulação da imprensa se confirme, o soberano irá contra o veredito dos falecidos pais e dos súditos, conforme averiguou o portal Express.
O tabloide britânico fez a seguinte enquete com os leitores: “Quem você acha que Charles deveria conceder o ducado de Edimburgo?”. Filha de William e Kate Middleton, Charlotte disputa o status com o tio do pai, o conde de Wessex, Edward, caçula dos falecidos rainha Elizabeth e príncipe Philip. Os súditos puderam votar na pesquisa durante uma semana, desde o último dia 5 até essa segunda-feira (12/12). Mais de 7 mil pessoas participaram da sondagem.
“Um total de 7.373 votos foram dados com grande maioria dos leitores, 81% (5.990 pessoas) respondendo a favor do príncipe Edward receber o título. Isso foi comparado a 15% (1.116 pessoas) que disseram que a princesa Charlotte deveria ter a honra quando for mais velha”, analisou o portal Express. Outros súditos defenderam a tese do rei Charles permanecer com o status e alguns votaram que a denominação merece ser dada a outro membro da realeza.
Segundo o tabloide, o príncipe Edward foi o mais votado por ser a vontade de seus pais, Elizabeth e Philip. O casal queria que o filho caçula ganhasse o status. Para os leitores, o monarca deveria honrar o interesse dos patriarcas. “Era o desejo da falecida rainha que Edward recebesse esse título e Charles tem que manter as palavras e promessas”, comentou um súdito na enquete. Outro internauta enviou: “Tornar o irmão o duque de Edimburgo seria a escolha apropriada e o rei precisa fazer isso agora”.
Comentarista de assuntos da dinastia Windsor, Richard Eden ressaltou a respeito do soberano em não dar o título ao irmão. Em entrevista ao site Palace Confidential, o expert explicou sobre o veredito do rei em favor da neta ter razões que envolve a simplificação do núcleo trabalhador da monarquia. “Charles decidiu que não vai dar a ele [Edward]. Esse título fica com a Coroa, mas será entregue a ele”, destacou o especialista.
“Uma das razões é que é um status hereditário, se Charles dá a Edward, então estabelece uma nova família. Você tem o duque e a duquesa de Edimburgo; o filho deles, James, herdaria esse título”, esclareceu Eden. Apresentadora e expert em questões da realeza, Christine Ross trouxe à tona um tópico importante sobre o concorrido ducado de Edimburgo. Caso Charlotte saia vitoriosa, ela será “a primeira princesa de sangue a ter a denominação ducal por direito próprio”.
“Seria realmente histórico. Charlotte manteria o título de duquesa de Edimburgo por direito próprio. Portanto, não está relacionado ao marido dela, e tem um pouco a ver com as novas diretrizes de primogenitura, o que significa que Louis não pode derrubar o lugar da irmã na linha de sucessão ao trono”, salientou Ross.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.