Princesa Charlotte herdará título real raro que a rainha nunca teve
Quando a rainha morrer ou se abdicar, a dança das cadeiras na família real abrange os filhos de Kate. São eles: George, Charlotte e Louis
atualizado
Compartilhar notícia
Na segunda posição da linha sucessória do trono britânico está o príncipe William. Um dia, ele ascenderá ao comando da monarquia ao lado da esposa, Kate Middleton. Ela terá o papel de rainha consorte. A dança das cadeiras na família real abrange também os filhos do casal, George, Charlotte e Louis. Com 6 anos, a menina ostentará um título real repleto de prestígio, conforme publicou o portal Express. O status da garotinha é tão raro que nem a rainha Elizabeth chegou a ter.
A denominação a ser atribuída à Charlotte é de princesa real. Durante séculos, foi dada pelo soberano reinante à filha mais velha. “O uso do título na monarquia britânica remonta a 1600, e acredita-se que reflita a tradição real francesa de conceder a designação de Madame Royale à filha mais velha do rei”, escreveu o tabloide em um artigo sobre o assunto. Quando William se tornar rei, ele pode oferecer o status à herdeira, porém, somente após a morte da princesa Anne.
Filha da rainha Elizabeth, Anne recebeu a denominação em 1987. “O título de princesa real é mantido por toda a vida e após a morte do titular, o status é devolvido à Coroa [britânica]”, explicou o Express. Quando William passar a liderar a monarquia, ele poderá decidir “alocar” a designação para a única herdeira do sexo feminino, no caso, significa que Charlotte provavelmente será intitulada como Sua Alteza Real A Princesa Real.
Bisavó paterna de Charlotte, a rainha Elizabeth nunca desfilou o título de princesa real. Caso tenha se questionado o motivo, o tabloide Express explicou que a primogênita do rei George VI e Elizabeth Bowes-Lyon era “elegível” para receber o status. Entretanto, a denominação não ficou vaga durante o reinado dele. “Ele nunca teve a oportunidade de concedê-lo à sua filha”, salientou o portal britânico.
“O pai da rainha morreu aos 56 anos em 1952, o que significava que a então princesa Elizabeth ascendeu ao trono aos 25 anos. Anteriormente, a princesa real era a tia da rainha Elizabeth, Mary, única filha do rei George V e da rainha Mary. Ela manteve o título raro até morrer em 1965”, esclareceu o Express. Ao contrário do que imaginam, esse status não é transferido hereditariamente, ou seja, Zara Tindall, herdeira de Anne não ostentará a designação após a morte da mãe.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.